Allan Mesquita
Vivendo em vulnerabilidade social e ganhando pouco mais de R$ 60 por dia com trabalhos informais, Don Moacir da Silva, 70, é uma das vozes que representa a esperança por condições de vida melhores. Ele é uma das pessoas que recebe marmitas na rotatória da rodoviária de Cuiabá, onde barracas e tendas improvisadas abrigam diversas pessoas em situação de rua.
Sentado em uma cadeira de plástico, com a camisa enrolada ao pescoço e um chapéu para se proteger do sol, Don Moacir conversou com a reportagem do GD enquanto almoçava uma marmita doada no local.
Com olhar cansado, o idoso fez um apelo para que o prefeito Abilio Brunini (PL) não proíba a distribuição dos alimentos na região. “Ainda acabei de falar: Deus abençoe ele e não pare de dar a alimentação. Vamos continuar. Tem muitas pessoas aqui que dependem disso. Eu trabalho, só que ganho 60 contos por dia, mas não é fácil, já tenho 70 anos”, desabafou ao GD.
Na última sexta-feira (17), o prefeito Abilio Brunini, acompanhado do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, visitou áreas ocupadas por moradores em situação de rua, incluindo a rotatória da rodoviária e o Beco do Candeeiro.
Conforme noticiou o GD, o liberal vai proibir a distribuição de marmitas nas ruas da Capital. A ideia do gestor é construir um centro para que as pessoas vulneráveis possam se alimentar e receber atendimentos de assistência social e saúde. Também há a possibilidade de que a alimentação seja feita em pontos específicos, mas fora das vias públicas.
Embora grande parte dos moradores da região sejam usuários de drogas, nem todos compartilham dessa realidade. Muitos, como Don Moacir, enfrentam a precariedade buscando meios de sobrevivência dignos. O idoso disse que muitas as pessoas que vivem ali acabaram esquecidas pelo poder público. “Gostei dos repórteres terem vindo aqui, pra todo mundo ficar sabendo como que é a vida aqui em Cuiabá. Ninguém passa aqui”, ponderou.
Durante a visita, Abilio indicou que pretende realocar os sem-tetos para um local onde possam receber a assistência necessária. Apesar das incertezas, Don Moacir demonstrou esperança nos planos do gestor. “O prefeito está tentando organizar e tomara que dê tudo certo. Do jeito que ele tá pensando, todo mundo vai ficar feliz também”, declarou.
Ainda bem nasci em 70
Domingo, 19 de Janeiro de 2025, 10h34ainda bem que nasci em 70
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 21h14Velho do Rastelo
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 18h23Só na Luta ANMB
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 13h14