Em reunião realizada no Campus Prof Olegário Baldo, do IFMT de Cáceres, com a reitoria da instituição, coordenadores e vereadores, foi discutida a necessidade e viabilidade do transporte dos alunos de Cáceres até o Campus. O reitor do IFMT, Prof. Dr. Julio César dos Santos e equipe da reitoria estão em visita ao Campus Cáceres desde quarta-feira (04).
A unidade do IFMT Cáceres enquadra-se como Escola Fazenda, e, como tal, é distante do núcleo urbano da cidade, tornando a falta de transporte um empecilho para os alunos de baixa renda ou com dificuldades de locomoção.
Pela minuta apresentada pelo Diretor do Campus, Anderson Bezerra, fica regulamentada a Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 01, de 20 de abril de 2021, que estabelece as diretrizes e orientações para a utilização e monitoramento da gestão de veículos de transporte escolar, permitindo que o Município, por meio de sua frota própria, firme convênio com o Instituto Federal no Transporte dos alunos.
A medida vai ao encontro de duas indicações feitas pelo vereador Isaías Bezerra (Cidadania) na última sessão da Câmara, no dia 02/08. Nelas o vereador solicita que a regulamentação seja feita pela prefeitura.
No uso da palavra, os vereadores Pacheco (PV), Valdeníria (PSC) e Franco Valério (PROS) enalteceram as qualidades do ensino ofertado no IFMT e sua importância para Cáceres.
Para o vereador Cézare Pastorello (SD) o transporte dos alunos não é um problema recente, é antigo, e funciona como uma barreira para a educação de alunos oriundos de famílias de baixa renda: “O acesso a uma formação de qualidade como a ofertada pelo IFMT ainda tem grandes barreiras. Mesmo que o aluno consiga passar no seletivo, se desvencilhar de atividades domésticas para estudar em período integral na unidade e drible a falta de estrutura tecnológica em casa, esbarra na falta de transporte para a escola. E isso desestimula muitos alunos a frequentarem a escola modelo que é o IFMT. Por isso a urgência da medida de conveniar um transporte para esses alunos, que deve ser viabilizado antes do dia 31/10, data inicialmente prevista para o retorno às atividades presenciais. A Câmara toda já se colocou à disposição para lutar por essa garantia aos nossos alunos.”
A expectativa é que a minuta já entre como projeto de lei ou indicação na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal. Atualmente, o IFMT Cáceres conta com 735 alunos matriculados.