18 de Agosto de 2019,

Cidades

A | A

Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2019, 03h:40 | Atualizado:

Judiciário auxilia na formação moral e cívica de crianças em Alto Araguaia

Representantes do Poder Judiciário de Mato Grosso participaram na noite desta quarta-feira (14 de agosto) do lançamento do programa Bombeiros do Futuro voltado para 50 crianças e adolescentes da região que estão em situação de vulnerabilidade. A ação é desenvolvida pelo corpo de bombeiros local e conta com parceiros para dar efetividade aos trabalhos a serem realizados.

No caso da Justiça Estadual, a ajuda é feita por meio do repasse de valores advindos de transações pecuniárias para que sejam adquiridos uniformes e materiais para os alunos. As aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 12h, e, durante o treinamento, os alunos vão aprender noções de valores morais e cívicos e também aprender a fazer algumas atividades que os bombeiros já exercem, como primeiro socorros, voluntariado e ações brigadistas.

Victor Gabriel de Souza Carvalho é um dos alunos e quando ficou sabendo do projeto pediu para a mãe o inscrever. Segundo ele, é uma oportunidade de ter um futuro melhor. “Eu falei pra minha mãe que queria participar. O projeto é gratuito e vai fazer com que eu tenha muitas coisas melhores na vida. Eu vou correr, ter aula de natação e isso vai melhorar meu preparo físico. Acho que a gente também vai aprender sobre preservação da natureza e primeiros socorros, daí quando precisar salvar alguma pessoa que está precisando muito, muito, muito de ajuda, eu já sei o que fazer.”

A mãe dele, Odinéia Mariana de Souza, é assistente social na cidade e conta que ficou toda orgulhosa quando o filho pediu para ser inscrito no projeto. “Foi um momento muito importante pra mim quando ele resolver se inscrever no projeto porque eu sei que esse é um programa importante para o futuro dele e, principalmente, para a disciplina. A gente que lida com famílias vulneráveis, conhece a dificuldade das pessoas que não têm oportunidades. Ali, eles vão aprender mais sobre disciplina, respeito aos demais membros dentro de casa e ao diálogo amistoso.”

O responsável pela iniciativa, comandante do Corpo de Bombeiros em Alto Araguaia, subtenente Gonçalves, destaca a ação como de grande auxílio para a sociedade da cidade. “Faz pouco mais de um ano que a corporação se instalou na cidade e o projeto Bombeiros do Futuro é um sonho do núcleo que tem como principal objetivo facilitar às crianças o enfrentamento às situações de vulnerabilidade a que estão submetidas. São crianças que têm pais alcoólatras, ou que estão inseridas em família com baixa remuneração e que precisam de estímulo para enfrentar o mundo com mais motivação.”

Também o tenente-coronel Alcides Domingues de Oliveira, comandante do Segundo Comando Regional, destacou que os ensinamentos repassados propiciarão aos jovens conhecer valores sociais que serão utilizados para a vida toda. “Queremos com isso que esses adolescentes, ao chegarem à idade adulta, sejam cidadãos de bem e exemplo na sociedade. Onde ele estiver trabalhando, ele vai refletir os maiores valores da nossa sociedade. Para isso, contamos com diversos parceiros como o Judiciário, que facilita a realização dessa iniciativa.”

A juíza da cidade, Marina França, conta que o projeto já era esperado pela sociedade que conhecia o sucesso da ação em outras comarcas. “A gente espera que a educação moral cívica seja plantada nessas crianças para que elas cresçam com valores sólidos e possam repassá-los para os irmãos e para a comunidade que elas estão inseridas. O grupo vai aprender sobre hierarquia, disciplina e respeito ao próximo. A semente está sendo plantada neles e vai crescer, virar uma árvore frondosa e as pessoas que estiverem sob a sombra deles vão aprender o que eles aprenderam também.”

Além da juíza Marina França, também participaram do lançamento o juiz José Antonio Bezerra Filho, responsável pela expedição Araguaia Cidadão, e servidores da comarca.

Araguaia Cidadão – O projeto foi lançado durante a passagem do projeto Araguaia Cidadão na cidade. A expedição começou no dia 13 de agosto e segue até o dia 21 levando serviços voltados à justiça, saúde e cidadania à população. Além de Alto Araguaia, serão visitadas outras cinco comarcas, quais sejam, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS