Maior proximidade com a população e celeridade nos processos são alguns dos objetivos dos Juizados Especiais do Poder Judiciário de Mato Grosso. Na sexta-feira (04), o magistrado do 3º Juizado Cível de Cuiabá, Edson Dias Reis, participou do quadro O Juiz Responde, da rádio CBN Cuiabá e falou sobre o assunto. Para o entrevistado, a criação dos Juizados tem contribuído muito na redução de demandas para outras unidades do Judiciário.
Segundo Edson, a finalidade dos Juizados Especiais é solucionar conflitos no menor tempo possível. O juiz acrescentou que além dessas unidades, outra alternativa criada pelo Judiciário foi a implantação do Juizado Itinerante, que assim como o Especializado, também fica mais próximo da comunidade. "Temos como exemplo a reinstalação do Itinerante no município de Acorizal, que depois de 2 anos desativado, voltou a funcionar e atender a população local. Atualmente os Especializados estão concentrados nas unidades Maruanã e UFMT, mas a ideia é construir um grande complexo para abrigar todos os demais", afirmou.
Questionado sobre os resultados dos Juizados Especiais, Edson enfatizou que o Poder Judiciário tem muito a comemorar nos 2 últimos anos. Além das unidades, ele destacou também as ações realizadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como os mutirões de conciliação e sentenças, que também contribuem na celeridade dos processos. "Em 2012, pela primeira vez na história do Judiciário, os Especializados conseguiram superar o número de casos resolvidos em relação à quantidade dos que deram entrada", disse.
Atualmente, o Poder Judiciário de Mato Grosso conta com a atuação de 230 juízes. Com uma demanda de aproximadamente 1 milhão e 60 mil processos, Edson ressalta a importância de investir em alternativas que ajudem a diminuir esta quantidade de maneira mais rápida e eficaz. "Os Juizados Especializados facilitam muito o enfrentamento das questões. Se entram 100 mil processos no Poder Judiciário, estes 100 mil precisam ser resolvidos. Por isso, o Judiciário está se adequando e temos tomado medidas que auxiliem nestes trabalhos", finalizou Edson Dias Reis.