13 de Agosto de 2020,

Artigos

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 15h:25 | Atualizado:

Juizado Especial Itinerante atende Capão Grande

A comunidade rural do Capão Grande, em Várzea Grande, é a quinta localidade atendida pelo projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Juizado Especial Itinerante (JEI), que visa aproximar o Poder Judiciário da população de baixa renda.

Morador da comunidade, o motorista Manuel Messias Rodrigues da Silva conta que foi atrás dos serviços do JEI na tentativa de limpar o próprio nome junto ao Poder Judiciário. Manuel foi avalista de um amigo no ano de 1997. O amigo, porém, não quitou a dívida e o nome do motorista ficou pendente no Fórum de Várzea Grande, devido ao não pagamento de custas processuais.

A conciliadora do JEI, Fabiana Nogueira Pereira, explicou que não cabe a ele efetuar o pagamento das custas processuais e que o processo no qual o nome de Manuel era citado já havia sido arquivado. “Encaminhamos o senhor Manuel para a Defensoria Pública de Várzea Grande para que ele seja representado e consiga obter o certificado de Nada Consta junto à Justiça”, esclareceu a conciliadora.

“O nome limpo é a melhor coisa na vida da gente. E se não fosse o ônibus do JEI, provavelmente não conseguiria resolver meu problema. Esse é um trabalho muito bom”, afirmou o motorista, enquanto agradecia ao juiz e à equipe pelo atendimento.

Após dois anos de paralisação, o projeto foi reativado em 24 de março deste ano. Conforme destaca Edson Dias Reis, juiz responsável pelo JEI, “a cada atendimento realizado reafirmamos a necessidade de manter o projeto em funcionamento. É a Justiça sobre rodas indo ao encontro da população. A necessidade das pessoas é enorme e elas têm muita dificuldade de obter informações e garantir seus direitos”, esclarece o magistrado.

O ônibus do projeto vai ficar estacionado em frente à Escola Municipal Júlio Domingos de Campos, na comunidade do Capão Grande, nos dias 8 e 9 de maio, das 9h às 17h. São selecionados para participar do projeto regiões distantes e de menor acesso. O próximo município a ser visitado pelo JEI será Nossa Senhora do Livramento, de 26 a 28 de maio. Em seguida, Bom Sucesso será contemplado nos dias 4, 5 e 6 de junho. E entre 25 e 27 de junho, o distrito da Guia receberá o ônibus do JEI.

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS