10 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 10h:29 | Atualizado:

AMEAÇA NO CARNAVAL

Justiça proíbe 19 empresas de paralisarem serviços nas unidades de saúde de Cuiabá

Prefeitura ainda nega que pagamentos estejam em atraso, conforme alegam empresas

pronto-socorro.jpg

 

A Prefeitura de Cuiabá conseguiu liminar favorável que proíbe as empresas prestadoras de serviços e de produtos ao Hospital e Pronto Socorro Municipal (HPSMC) e outras unidades de saúde da Capital de paralisarem o fornecimento e as atividades. A ação, impetrada pela Procuradoria Geral do Município (PGM), mediante ameaças de interrupção desses serviços, teve o intuito preventivo de resguardar os diretos da população de receber os atendimentos essenciais e indisponíveis, que - caso suspensos -, ocasionaria a violação do direto constitucional à vida e à dignidade humana.

Conforme a Tutela de Urgência concedida neta sexta-feira pelo juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, da 3ª Vara de Fazenda Pública de Cuiabá, fica determinado que as 19 empresas prestadoras de serviços e de produtos se abstenham de paralisar o fornecimento de produtos e a prestação dos serviços à requerente, independentemente da unidade de saúde atendida em Cuiabá. A multa diária é no valor de R$ 10 mil.   

Segundo o procurador-geral do município, Nestor Fidélis, as ameaças foram feitas sob o argumento de atrasos nos pagamentos, superiores há 90 dias.  Segundo Nestor Fidélis, esses pagamentos foram efetuados em janeiro.

Não constam registros de débitos em atrasos, deste período, com as empresas citadas nos altos. “Apesar das dificuldades, o município de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem envidando todos os esforços para regularizar os pagamentos. Realmente, alguns desses pagamentos estavam atrasados há mais de 90 dias, porém desde janeiro parte da situação foi regularizada e, atualmente, nenhum dos fornecedores relacionados possui valores atrasados dentro deste período,” esclarece Fidelis.

O procurador  reitera que, mesmo diante da regularização, as empresas, aproveitando-se do início do carnaval, estavam ainda ameaçando paralisar os serviços nas unidades de saúde. Seguindo a mesma alegação, outras empresas, vislumbrando o fim da vigência destes contratos, também começaram a pressionar o município, “para prorrogarem os prazos contratuais, usando-se do argumento dos atrasos, que insiste-se, não superam 90 dias, para obter estas vantagens. Assim, o prefeito Emanuel Pinheiro buscou o amparo do Poder Judiciário, para que os serviços contínuos e essenciais continuem a ser prestados, com vistas à supremacia do interesse da população cuiabana, garantido a equalização da inclusão e dignidade a todos", elucida Nestor.

De acordo com a secretária de Saúde, Elizeth Araújo, a paralisação destes serviços atingiria atividades fins das unidades de saúde, “afetando diretamente a realização de cirurgias com risco de morte e procedimentos traumáticos decorrentes de acidentes de veículos, lesões de armas de fogo, entre outros,” explica a secretária.

 



Postar um novo comentário

Comentários (37)

  • Cristian deive de oliveira | Segunda-Feira, 12 de Fevereiro de 2018, 01h33
    2
    0

    Como se brinca com a saude nesse Brasilllll

  • Sandra | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 21h25
    3
    0

    Essa Hellen deve ser alguma corja da dona Eliseti querendo queimar o douto Miltom. Muitos falando mal da saude e criticando a secretária e a conduta do Nstor ai vem uma jumenta e cita justamente o miltom poderia ter citado a Dubia e sei la mais quem parece um joguinho

  • Kiko | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 18h18
    5
    0

    19 empresários e fuderam nesse carnaval com Dívidas etc enquanto isso a turma da saúde festança Orla do Porto

  • Priscila Maciel | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 00h39
    5
    2

    O certo é enviar boleto p SMS efetuar o pagamento e caso não pagar em dia multa e mais multa. Príncipio da igualdade para todos.

  • João Miguel | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 00h26
    5
    1

    Talvez tivesse terceirizado e claro pagado em dia a reforma da policlinica do coxipo já estaria pronta. atrasar o salário desse povo do alto escalão p ver a altura do pulo q dariam. O futuro é terceirização a previdência não vai durar muito

  • Juliana | Domingo, 11 de Fevereiro de 2018, 00h22
    5
    3

    Porcaria de saúde policrinica do verdao fechada no carnaval é juiz mandando os empresários trabalhar enquanto os servidores da saúde tão na orla com Salário na conta ! Absurdo unidade de saúde fechada por falta de água

  • Luciana | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h58
    2
    2

    Enquanto a orla está lotada a Policlinica do verdao está sem atendimento sem água todos de braço cruzado e isso q o povo quer ???? Carnaval ou saúde ?????

  • Politiqueira | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h43
    3
    0

    É tudo culpa do Lula e se não prenderem ele de uma vez por todas só vai piorar e tbm da Dilma, Aécio, Trump etc queremos golpe militar

  • Rafael | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h36
    5
    1

    O que precisa então senhor Nestor é pagar as empresas que são prioridades, limpeza, medicamentos. Atraso de 30 dias já é sacanagem, depois acaba virando uma bola de neve e iniciar um ano com dívidas anteriores isso é inadmissível.

  • Hellen | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h33
    2
    1

    A secretaria tem que sair manda ela pra Vg com a quela outra secretária que não faz nada já tem1 ano o que ela fez nada o Milton Correia fez ele sim tem que ser secretário de saúde

  • Hellen | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h33
    2
    1

    A secretaria tem que sair manda ela pra Vg com a quela outra secretária que não faz nada já tem1 ano o que ela fez nada o Milton Correia fez ele sim tem que ser secretário de saúde

  • To de olho | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h31
    1
    1

    Parece que tem algum retardado que levou um pé na bunda e está criticando e ofendendo a todos.

  • Claudinei Soares | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 23h26
    2
    1

    “para prorrogarem os prazos contratuais, usando-se do argumento dos atrasos, que insiste-se, não superam 90 dias, para obter estas vantagens. Como se fosse algo normal esse atraso, só pode estar de brincadeira, daqui a pouco vão querer financiamento com taxa zero. Isso não é justo Nestor.

  • Reflexão | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 22h51
    2
    2

    Analisando as mensagens, parece uma briga pessoal entre o próprio secretariado, quem garante q não é um próprio grupo criando fakes p derrubar todos

  • Wilson | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 22h07
    4
    3

    A vida dessa Secretaria Elizeth após a prestação de contas e denúncias vai ficar igual boceta depois do carnaval kkkkkk arrombada

  • Juliana paes | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 22h03
    3
    3

    Esse cuiabano aí é o Puxa saco da Elizeth q todos sabem o nome dele é q tá morrendo de medo de perder seu prêmio pois quem faz corrupção r quem paga prêmio superior a portaria para seus amiguinhos , deixa o MP pegar a tabela de prêmio que muita gente q vai ter q devolver dinheiro para os cofres público ! Alguns é capaz até de ser presos por super faturamentos

  • Catarina Mendes silva | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 21h43
    4
    2

    Acarda cuiabano Vc deve tar participando dessa dessa porcariada que está acontecendo na saúde aborda esta morendo pessoas por falta de maca e remédio Vc não ta na pele das pessoas que está passando por isso essa secretaria ja esta um ano la fala oque ela fez pra melhorar sinta uma coisa so vcs que é pal mandado dela tem que ficar preocupado mesmo Porque sã justiça nessa terra ela vai ser vai pra bem longe de Cuiabá se vc fala que é cuiabano mesmo Vc não ama essa cidade Vc não tem um pingo de amor pelos cuiabanos vai agora na upa ve se tem materiais la não tem nem máscara e luvas acorda os funcionários da saúde não aguenta mais isso

  • cuiabano de saco roxo | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 19h22
    3
    7

    a secretaria de saude nao anda por conta do doutor Milton adjunto da SMS esse sim so sabe fazer negociatas e trampolim politico, naquela secretaria da ate vergonha, vive tentando prejudicar os todos os trabalhadores da la e so vivem fazendo politicagem suja, corrupta.`Esse sim e o verdadeiro corrupto. Vivia armando com Ex secretarios que foram exonerados o seu Joao e dona Salete.... aqui tem mais .....

  • Servidor da saúde | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 18h24
    7
    0

    Quem vai ser penalizado pelo caus da saúde ? Elizeth , Adriana , Claudia , quem ?????? Pois essas pessoas q fazem compra de remédio e falta em todas unidades ! Quem vai responder pela Mortes que acontecem por descaso do serviço público ? Perder uma vida por falta de maca , isso é um Absurdo ? Por falta de antibiótico ? Tem q investigar olha quantas pessoas falam de superfaturamento , nessa secretaria tem muitos servidores que não aguentam mais ver as barbáries dessas pessoas porém não podem falar nda pois lá é um regime de ditadura , quem fala alguma coisa a Secretaria Elizeth manda exonerar ! Será q o prefeito vai esperar essses funcionários se rebelarem e denunciarem tudo que sabem pra tomar uma atitude, do jeito q tá só vai piorar e a rebeldias pode custar caro

  • Rogério chanes forma fa | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 16h15
    10
    0

    Comvido qualquer pessoa agora estou aqui na upa da morada do ouro surper lotado e mais sem coisa básicas luvas máscaras agulhas seringa medicamentos isso já é normal aqui vem aqui pra ver Tou com minha irmã aqui com quadro de desintegração forte muita febre os profissionais são heróis Aqui mais todos falam que la so ta asim por falta de comprometimento dessa mulher e Elizete todos tem medo de falar so que ta morrendo gente ta acabando com famílias E niguem ta vendo isso cadê a Polícia o ministério público os juízes o prefeito Emanuel cadêee não adianta jogar a culpa no governador Pedro taques Porque falta coisas básicas isso é incopetencia mesmo isso é uma vergonha

  • Roberta | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 14h07
    8
    0

    Onde tem Fumaca tem fogo tem q por investigação pois são muitos comentários que cheiram corrupção e merecem ser investigados e os culpados terão q pagar oq não pode é o povo continuar sofrendo

  • Maiara | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 14h00
    7
    0

    O que será do povo da nossa cidade , sofrer mais Ainda com falta de limpeza ? Quanto menos higiene mais doenças aparecem pior a saúde fica senhor prefeito tome uma atitude urgente sobre esses fatos

  • Gugu | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 13h26
    7
    1

    Coitados passar o carnaval pagando conta dos seus funcionários e a Elizeth viajando e os empresários penando pra pagar conta sem receber

  • Hudson | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 13h19
    5
    0

    Enquanto uns fazem festa outros sofrem nos hospital sem remédio sem ajuda sem nda

  • Mike | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 13h12
    7
    0

    O que vai ser da saúde com essa pessoa esquisita à frente de uma pasta tão importante para os q não tem dinheiro , coitado do povo pobre , a saúde só piorou

  • Eliete | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 13h06
    8
    0

    Engraçado que quando atrasa o salário do funcionário o empregador está fu... maltido ministério do trabalho q só defende os grandes. É simples prefeitura, paga em dia que isso não acontecerá menos um problema né afinal temos tanto na saúde.

  • Ubiratan | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 13h06
    6
    1

    Tem q mandar essa Elizeth Lúcia pra bem longe de Cuiabá , faça uma matéria do q ela fez em 1 ano! Não vai ter matéria porque ela não fez nda ! Avanço zero

  • Flávio | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h57
    4
    0

    Elizeth Lúcia e o nome de quem acabou com a Saúde de Cuiabá , isso é uma Vergonha obrigar empresas a trabalharem sem receber , não é só um empresa que está sem receber , e 70% pois a taxa de lucro e pequena e não dá pra dividir e assim Ficam amargando com Dívidas e não recebem , quero ver liminar pra mandar pagar. !

  • Antônio | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h56
    8
    0

    Passou 1 semana do vencimento tem que paralisar mesmo, é assim q funciona com energia, telefone e agora um orçamento tão gigante q tem a secretaria de saúde não fazer uma programação do gasto isso é incompetência ou pilantragem mesmo. Auditoria será uma boa forma para averiguar o motivo da inadimplência.

  • Joana | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h51
    8
    0

    Então o empresário e obrigado a trabalhar de graça ? Será q a secretaria de saúde elizet Lúcia trabalha de graça ? Até onde sabemos além de receber o salário ela recebe Tbm de alguns fornecedores como prova serve q alguns estão em dias e outros muito atrasados ! Kd a fiscalização ?????? Kd a polícia ?????? Kd o MP ??????

  • Emanuel | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h49
    5
    0

    Isso é uma vergonha !

  • Rosimeire | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h29
    7
    0

    Como essas empresas irão pagar seus funcionários já que não recebem da prefeitura , não é possível que ninguém ver que a corrupção está instalada na saúde ! Kd o MP pra investigar , Kd o gaeco que se diz idôneo e que prender os corruptos !

  • Maike | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h27
    8
    0

    Uma vergonha pra Cuiabá fazer a festa que está fazendo e forçar empresas a trabalharem sem receber ! Vergonha nacional

  • Eliza souza | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h23
    7
    0

    Se essa secretaria elizet não for presa pode ter certeza que a impunidade realmente existe ! Nunca ouve tanta corrupção na saúde como está tendo nessa gestão

  • Juliana Rabelo | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 12h21
    6
    0

    Engraçado que tem empresa que essa Secretaria Elizeth paga em dias e outras ela não paga de jeito nenhum , isso me cheira que ela só paga quem beneficia ela , ou passa a famosa comissão pra ela ! Quero ver agora esse juiz investigar as contas da Secretaria Municipal de Saúde e só assim vai saber o motivo do não pagamento e das irregularidades que lá tem ! Investigação já

  • diogo | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 11h00
    13
    0

    RIDICULO isso. Famoso deco nao nego e pago qdo puder. Pra pagar seus fornecedores apadrinhados aque tem ne. Empenha liquida e paga em dois dias. Sai a pedra. O que precisava mesmo era algum órgão de controle ou MPE ou CGU entrar na saude e auditar tudo la. O que esta secretariazinha ta fazendo nao tem logica. Pilantra vc vai pro xilindro e se o prefeito nao acordar logo vai junto fe graça pra larga mao de ser besta e tonto de acreditar nessa malandra.

  • VOUEMBORA DESTA BOSTA | Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 10h54
    13
    0

    Isso é palhaçada, somos todos palhaços desse bando de ladroes, fica sem pagar imposto de renda, ICMS, ISS PIS, confins IPTU....ai você vai receber multas altíssimas de 80 a 100% em cima de valores corrigidos, terá suas licenças cassadas, não poderá trabalhar vai receber ações trabalhistas se tentar acessar a injustiça vai levar uns 10 anos e ai como fica os palhaços, para receber vão ter que negociar, abrir mão de multas juros isso se não tiver que encher alguns bolsos de paleto e cuecas para receber, neste pais não da para abrir empresas e gerar empregos, cansei

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS