A servidora Lygia Marinho Fontes Xavier, lotada na área administrativa do Fórum de Cuiabá, sempre fez questão de repassar seus conhecimentos para os colegas que começavam a trabalhar no mesmo setor que ela. Como fazia tudo intuitivamente, sentia que faltava metodologia para a ensinagem de adultos. Nesta semana, ela participou do primeiro módulo do Curso Formação de Formadores, realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), que tem como objetivo ensinar desembargadores, juízes e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso a compartilhar, com técnicas específicas, competências já adquiridas.
A aluna conta que se inscreveu para aprimorar suas habilidades de treinamento, pois deseja estruturar melhor o conhecimento que já compartilha com sua equipe. “Desejava aprender técnicas e embasamento teórico da educação de adultos. Pois, embora o façamos por instinto e com boa vontade, sabemos que há uma estrutura a ser seguida. Essa era minha intenção.” Ela explica ainda que o curso superou todas as expectativas e já pretende implementar ideias que surgiram durante o curso.
Cursista na mesma turma, o juiz Maurício Alexandre Ribeiro, lotado na comarca de Lucas do Rio Verde, apontou estar impressionado com as competências adquiridas durante o curso.
“Esse foi o melhor curso vivencial que fiz até hoje. O conteúdo, a técnica aplicada e os professores são excepcionais. Confesso que a profundidade deste conhecimento era algo que eu desconhecia. A experiência foi extraordinária e sinto-me realizado. Embora tenha participado de outros eventos, não tive a oportunidade de vivenciar algo semelhante.”
Também participante do curso, a desembargadora Clarice Claudino da Silva concluiu esse primeiro módulo afirmando estar muito satisfeita com os resultados, os quais superaram as expectativas.
“Pessoalmente, saio daqui entusiasmada com as metodologias ativas aprendidas e com as perspectivas que o curso oferece àqueles que almejam atuar como formadores, ou seja, como docentes. Fui surpreendida de maneira muito positiva. Minhas expectativas eram altas, mas o curso superou o que eu esperava. Portanto, estou bastante satisfeita. A avaliação geral da turma, a meu ver, foi excelente. Foi notável.” Ela registra ainda que já idealiza a aplicação do aprendizado em diversas situações profissionais, principalmente estimulando a criatividade.
O Fofo Nível 1 Módulo 1 foi realizado entre os dias 14 e 16 de julho, na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). As aulas foram ministradas pelo professor pedagogo do Superior Tribunal de Justiça e diretor da Escola de Consensualidade do TRF1, Fernando de Assis Alves, e pelo juiz federal no Rio de Janeiro e professor da Enfam, Vladimir Santos Vitovsky.
Para finalizar o Nível 1, ainda é necessário que os alunos cumpram créditos de mais dois módulos, os quais serão realizados respectivamente em agosto e outubro.