Cidades Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2024, 10h:03 | Atualizado:

Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2024, 10h:03 | Atualizado:

QUEIMADAS

Mais 3 pontos turísticos são fechados no parque de Chapada

 

JULIANA ALVES
A GAZETA

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Chico Ferreira

 

Apenas dois pontos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães permanecem abertos à visitação devido ao incêndio que invadiu a unidade de conservação há mais de uma semana e ainda não foi controlado. A cachoeira do Véu de Noiva, principal atrativo turístico do local, a Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados foram fechados nesta terça-feira (03). Já estavam com a visitação proibida o Morro de São Jerônimo e o Circuito das Cachoeiras.

O fechamento temporário destes locais é uma determinação do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na tarde de ontem, ainda permaneciam abertos a Cidade de Pedra e o Vale do Rio Claro.

O incêndio florestal iniciou no dia 21 de agosto, na região do Coxipó do Ouro, e mesmo com o combate às chamas, as condições severas do tempo impediram o controle do incêndio que acabou atingindo o parque no dia 27. Ao todo, a estimativa é de que até o momento tenham sido afetados pelas chamas cerca de 13 mil hectares fora dos limites do parque e 1,5 mil em seu interior.

Todos os atrativos que foram fechados estão na região afetada pelas chamas, onde há muita fumaça. De acordo com o ICMBio, o motivo do fechamento é para manter a segurança dos visitantes e facilitar o acesso dos brigadistas às áreas de combate. Ressaltamos que o fechamento será temporário e é necessário para que o ICMBio atue com eficácia, a fim de proteger o nosso patrimônio natural, destacou o instituto.

Os atrativos Cidade de Pedra e Rio Claro, que funcionam com agendamento prévio e acompanhamento de condutores de visitantes, permanecem abertos. Estes pontos estão do outro lado do Parque Nacional, região que não foi atingida pelo incêndio florestal.

Dentro do parque, de acordo com o ICMBio, estão atuando no combate às chamas 35 brigadistas do instituto. Fora do parque estão atuando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Aeronáutica, Defesa Civil de Chapada dos Guimarães e voluntários.

De acordo com o governo do Estado, há 18 bombeiros combatem dois incêndios florestais na região. Os militares contam com o apoio de um avião para o despejo de água e estão distribuídos em cinco pontos de combate.

Os informativos sobre o que abre ou fecha durante este período severo estão sendo compartilhados nas redes sociais do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet