Cidades Sábado, 11 de Julho de 2020, 09h:24 | Atualizado:

Sábado, 11 de Julho de 2020, 09h:24 | Atualizado:

Notícia

Mais de 200 casos de coronavírus são confirmados em indígenas xavantes

 

Vitória Lopes
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Dados do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) na última quinta-feira (9), demonstram que a etnia Xavante tem 209 índios contaminados pelo novo coronavírus, além de 23 mortos em decorrência do novo coronavírus. Cerca de 9 mortes estão sendo investigadas.

Na última segunda-feira (5), o cacique xavante Domingos Mahoro, de 60 anos, diagnosticado com covid-19 há 11 dias, não resistiu e faleceu. Após aguardar 3 dias por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele foi transferido para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.

Domingos era uma figura importante no meio indígena, com histórico de luta e voz pelos direitos indígenas em Mato Grosso. Ele foi coordenador da Saúde Indígena e esteve à frente da Cooperativa Indígena.

Segundo o Dsei Xavante, os primeiros casos de covid-19 entre os xavantes começaram a aparecer no dia 21 de maio. O primeiro óbito entre eles aconteceu quase um mês de pois, no dia 19 de junho.

Um bebê de apenas oito meses, que vivia com a família na aldeia Marawãitsédé, no município de Alto Boa Vista, foi internado em 10 de maio com problemas respiratórios graves e suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Intubado, o quadro de saúde agravou e a criança não resistiu.

A população dos indígenas xavantes chega a 22,3 mil índios, conforme levantamento do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena. Além disso, para atender os indígenas xavantes, existem apenas 28 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs).

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet