Cidades Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 13h:08 | Atualizado:

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 13h:08 | Atualizado:

Notícia

Mato Grosso tem calendário oficial contra hanseníase

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O Ministério da Saúde divulgou no inicio de 2014 um balanço mostrando que Mato Grosso é o campeão nacional em casos de hanseníase. Os números apontam que a prevalência é de 38% maior que o segundo lugar, o estado de Tocantins. A doença, conhecida desde a antiguidade, é provocada por um bacilo que atinge o organismo humano pelas vias respiratórias. Para reduzir o número de pessoas infectadas com a doença em Mato Grosso, Estado instituirá no calendário oficial de eventos a Semana Estadual de Educação Preventiva Contra a Hanseníase, que será comemorada anualmente na última semana do mês de janeiro. A definição foi publicada no Diário Oficial de 9 de maio de 2014, sob a Lei 10.101.

De acordo com o deputado Sebastião Rezende (PR), autor da lei, a norma tem a finalidade, entre outras, a de instigar a sociedade a participar de iniciativas preventivas e de erradicação da hanseníase. Outra finalidade da lei é a de elaborar e distribuir cartilhas didáticas em órgãos públicos que ficarão à disposição da sociedade, apontando as causas, os sintomas, os meios de prevenção da hanseníase e onde procurar tratamento.

Na semana de prevenção, de acordo com o parlamentar, serão realizados debates sobre a hanseníase com o objetivo de eliminação do preconceito contra os portadores da doença e sobre os meios de inclusão social, compreendendo a divulgação de estudos e experiências nas áreas de saúde, educação e cidadania.

Em Mato Grosso, o nível é de 7,69 casos para cada grupo de 10 mil habitantes. No Tocantins o nível é de 5,54 casos. Enquanto o Rio Grande do Sul o índice é de 0,12 e Santa Catarina 0,29 apresentaram as menores taxas de prevalência da doença. A alta incidência de casos de hanseníase em Mato Grosso está enraizada em mazelas antigas sofridas pela população do Estado, que é líder em notificações da doença em todo o Brasil.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet