Cidades Quarta-Feira, 07 de Julho de 2021, 01h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 07 de Julho de 2021, 01h:00 | Atualizado:

Notícia

Mato Grosso vacinou apenas 9,7% da população contra covid

 

GAZETA DIGITAL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mato Grosso é o oitavo pior estado na lista de imunização da sua população. Desde o início da campanha até esta terça-feira (6) apenas 9,7% dos mato-grossenses receberam as duas doses de vacina contra a covid-19. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que 29% tomou a primeira injeção, que ainda não garante a imunidade adequada.

O site Localiza SUS mostra que Mato Grosso já recebeu 1.731.453 doses do imunizantes e os municípios aplicaram 1.383.646 vacinas, o que corresponde a 79,9% no braço dos residentes no Estado. O valor é uma média do que vem sendo registrada nos demais estados. Diferente do começo da campanha, quando o volume de doses recebidas era bem maior do que as aplicadas.

Segundo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a estimativa populacional para Mato Grosso, em 2020, era de 3.526.220 habitantes. Desse total, 1.038. 975 tomaram a primeira dose de alguma das vacinas contra o novo coronavírus, o que significa 29% da população. Porém, quando se observa a aplicação da segunda injeção, apenas 344. 671 dos moradores receberam o reforço. O montante corresponde apenas a 9,7% da população (nesse volume também entra quem recebeu vacina de dose única).

Conforme ranking, Mato Grosso está na frente apenas de Roraima, Amapá, Acre, Tocantins, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal. Dados do Ministério mostram que foram enviadas 2.060.000 para o estado. Destas, 1.798.850 entregues e outras 261.160 estão em processo de distribuição.

Atualmente, Mato Grosso tem recebido vacinas CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen para imunização da população. No âmbito nacional, apenas 12% da população foi vacinada com a segunda dose de imunizante. A primeira dose foi aplicada em 34% dos brasileiros.

A campanha de imunização começou em 20 de janeiro e na mesma data Mato Grosso começou a receber e aplicar doses. Entretanto, dificuldade no recebimento dos imunizantes provocou a parada nas aplicações por algumas vezes, principalmente em Cuiabá. Além disso, aglomerações, tumulto, fake News e não comparecimento para a segunda dose também prejudicam o bom andamento da imunização da população.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi procurada e encaminhou a seguinte nota: A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que Mato Grosso recebeu, até o momento, 2.060.000 doses de vacinas contra a Covid-19 e já disponibilizou às regiões por Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 2.059.300 doses - o que equivale a 99% dos imunizantes recebidos. Cabe às gestões municipais a retirada das vacinas nos escritórios regionais, a aplicação das doses e a alimentação das informações junto ao sistema oficial do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que a métrica de vacinação deve ser consolidada com base no número de doses encaminhadas aos grupos prioritários e não com base na população em geral, situação que pode gerar uma diferença na análise do percentual de vacinados.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet