Cidades Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 09h:12 | Atualizado:

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015, 09h:12 | Atualizado:

Notícia

Mauro Mendes destaca importância da participação da comunidade nas ações da saúde

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O prefeito Mauro Mendes abriu na manhã desta quinta-feira (09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a 11ª Conferência Municipal de Saúde falando sobre a importância do evento e chamando todos a participarem ativamente das discussões. Durante a abertura, o prefeito da capital se disse surpreso ao saber que acerca de dez anos um prefeito da capital não participa do evento.  

“Não entendi porque. A conferência é um fórum democrático, popular, uma instância de controle importante. Daqui, tiramos diretrizes e políticas, que serão implementadas na rede pública nos próximos anos. Certamente o tema da saúde é espinhoso mas, por mais difícil que seja, ninguém pode fugir desse debate. É importante dizer que cada um, não importa o seu papel, está aqui fazendo a sua parte”.

De acordo com o prefeito, é preciso pensar a saúde de forma integrada, entendendo o contexto onde ela se encontra. “Precisamos pensar em como tratar da saúde e não da doença para isso precisamos melhor não só a estrutura da rede publica de saúde de Cuiabá, mas também melhora coleta de lixo, cuidar do meio ambiente e dotar a cidade de uma melhor infraestrutura”, destacou Mauro Mendes.

Nesse sentido, o prefeito lembrou dos investimentos que a atual gestão vem fazendo na capital em diferentes áreas  e na saúde, com o inicio das atividades do Hospital Municipal São Benedito e o inicio da construção do novo Pronto Socorro Municipal, além de outras unidades de saúde, e disse que tem consciência de que ainda é preciso fazer muito mais.

“Mas tenho certeza de que ao final do meu mandato, em 2016, a saúde pública na capital estará  melhor”.

Discussões

Este ano, a 11ª Conferência Municipal de Saúde (que é realizada a cada dois anos), tem como tema a “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

O evento reúne até amanhã (10), com a participação de representantes do poder público, dos trabalhadores da saúde, lideranças, usuários e observadores.

A conferência fecha uma série de oito pré-encontros realizados nas regionais de Cuiabá e zona rural, onde foram levantadas as necessidades de cada comunidade  e debatidas estratégias sobre cada tema apontado pela sociedade.

Todas as propostas estão consolidadas em eixos temáticos – Gestão Estratégica e Participativa, Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Modelo de Atenção –, que abordam questões voltadas a  participação social; reformas democráticas e populares do Estado; financiamento do SUS e relação público-privada; valorização do trabalho e da educação em saúde; ciência, tecnologia e inovação no SUS; informação, educação e política de comunicação do SUS; direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; gestão do SUS e modelos assistenciais.

Após a etapa municipal da conferencia, as propostas serão levadas à Conferência Estadual, que será realizada no mês de setembro.

Participaram da abertura do evento  o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ary Soares Junior, a secretária-adjunta estadual de Saúde, Silvana Krueger, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Cesar de Souza Garcia, o presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, Antonio Souza Amaral, o promotor de justiça Sérgio Silva da Costa, representando o Ministério Público Estadual, entre outros.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet