Cidades Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2015, 18h:44 | Atualizado:

Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2015, 18h:44 | Atualizado:

Notícia

Ministério da Saúde realiza visita técnica nas UPA’s Morada do Ouro II e Pascoal Ramos

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Técnicas do Ministério da Saúde fizeram nesta quinta-feira (13), uma visita as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, ainda em construção e da Morada do Ouro II.  A visita técnica cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), ao Ministério da Saúde, no sentido de que o órgão federal fiscalize as obras e funcionamento das unidades de saúde que receberam investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) I e II, e tiveram obras aprovadas desde 2009.

A técnica da Divisão de Convênios de Mato Grosso, do Ministério da Saúde, Maria da Glória, explicou que essas unidades, no total de 224 que serão vistoriadas em todo o Brasil, estão em diferentes estágios, algumas ainda em construção, outras prontas, mas ainda não em funcionamento ou já funcionando.

Em Mato Grosso oito Unidades de Pronto Atendimento receberão a equipe técnica. Essas UPA’s estão localizadas nos municípios de Várzea Grande (visitado na quarta-feira), Barão de Melgaço, Primavera do Leste, Rondonópolis, Alta Floresta e Juara.

Em Cuiabá, as unidades relacionadas pelo TCU são as UPA’s dos bairros Morada do Ouro II e Pascoal Ramos.

Visita técnica

Pela manhã as técnicas estiveram na UPA do Pascoal Ramos. Ainda em construção a unidade de saúde, de porte III,  tem previsão de entrega da obra ainda neste semestre.

Quando estiver em funcionamento, a UPA do Pascoal Ramos vai estar apta para atender cerca de 150 mil pessoas que moram na região Sul de Cuiabá,  melhorando o atendimento e desafogando o Hospital e Pronto-Socorro.

A unidade terá 1.527 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,5 mil metros quadrados. Seu custo está orçado em R$ 3 milhões, sendo bancada com recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Cuiabá. 

Na parte da tarde as técnicas visitaram a UPA da Morada do Ouro II.

Após a visita as técnicas vão elaborar um documento com recomendações aos gestores.

Acompanharam a visita técnica a apoiadora do Serviço de Atenção à Saúde, Sandra Coerge e a arquiteta do Ministério da Saúde, Roberta Cavalcante  além da diretora de Atenção Secundária da rede pública de saúde de Cuiabá, Simone Balena Brito junto com as equipes técnica das secretarias de Saúde e Obras Públicas.

Unidades de Pronto Atendimento

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, ajudando a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet