Cidades Terça-Feira, 18 de Março de 2014, 14h:05 | Atualizado:

Terça-Feira, 18 de Março de 2014, 14h:05 | Atualizado:

Notícia

Moradores do Jardim União elegem delegados do Orçamento Participativo

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Moradores do bairro Jardim União receberam na noite de segunda-feira (17) o Orçamento Participativo e puderam apresentar à administração suas demandas por melhorias no local. Na ocasião, dois delegados que irão representar a região no programa já foram escolhidos e devem a partir de agora conduzir o debate com a população local.

José Bernardo, morador do bairro Jardim União e Arnaldo da Silval Gomes, oriundo do bairro Jardim Florianópolis, foram os escolhidos como delegados da microrregião. Eles atuarão próximos à Secretaria de Governo de Cuiabá - responsável por conduzir o Orçamento Participativo -, para discutir prioridades nos setores de saúde, educação, programas sociais, regularização fundiária, entre outros.

O debate foi coordenado pelo secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia, que pediu a colaboração dos moradores e que todos se empenhassem na discussão. “Queremos estimular as pessoas para participar da nossa gestão e pedimos que todos valorizem essa oportunidade de atuar junto à administração. Não percam essa oportunidade de falar, diretamente ao Poder Público, quais são suas reivindicações”, disse.

O bairro Jardim União é um dos oito contemplados para receber recursos para asfaltamento, investimento autorizado pelo Governo Federal através do convênio entre a Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica. Portanto, a pavimentação do bairro não deve ser apresentada como o principal pedido dos moradores ao Executivo Municipal, já que todas as ruas ali será asfaltadas. Ao menos é o que defende a presidente do bairro, Jocineide Barbosa de Moraes.

“Como já sabemos, nosso bairro será um dos que receberá asfaltamento, independentemente do Orçamento Participativo. Então, podemos aproveitar essa oportunidade e definir outros setores como prioridade para este programa. A saúde, por exemplo, pode receber uma atenção maior, pois não temos uma unidade de atendimento aqui ainda”, apontou.

O Orçamento Participativo é um programa que foi colocado em prática pelo prefeito Mauro Mendes para possibilitar que a população possa interferir na peça orçamentária de Cuiabá, definindo onde 25% da verba do IPTU serão aplicados. A iniciativa é elogiada pelos moradores, que dizem reconhecer que a administração está dando abertura para diálogo com a população.

“Estou apostando na diferença, vamos esperar para ver o resultado que nós teremos aqui com essa ação. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá de realizar o Orçamento Participativo é maravilhosa, estou apostando nessa diferença da administração. Agora todos têm que levantar as mangas para que nenhum trabalho seja feito pela metade”, pontuou Maria Conceição, moradora do bairro Jardim União há mais de 25 anos.

O Orçamento Participativo está sendo organizado pela Secretaria de Governo de Cuiabá. Por mês, deverão ser realizadas oito reuniões em todas as regiões da capital, incluindo a zona rural, até o mês de setembro, completando a estimativa de 32 encontros neste ano e com atendimento de até 14 mil pessoas.

Hoje (18) será a vez de os moradores do bairro Grande Terceiro serem ouvidos. O encontro será realizado às 19h30 no Centro Comunitário localizado na Rua Rio Araguaia. Na quinta-feira (20), o bairro Residencial Paiaguás receberá a equipe da Prefeitura de Cuiabá no mesmo horário, na Escola Silva Freire, Rua 03, nº 20.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet