O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá), juntamente com a Vara da Infância e Juventude e a Defensoria Pública de Sinop, promoveu nesta quarta-feira (09) uma reunião interinstitucional com o objetivo de debater e propor melhorias no atendimento prestado pelo Centro de Internação de Adolescentes (CASE) do município.
O encontro realizado na Promotoria de Justiça contou com a participação do promotor de Justiça Nilton César Padovan, titular da Promotoria e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPMT, da juíza da Vara da Infância e Juventude, Melissa de Lima Araújo, da defensora pública Luciana Barbosa, de representantes de diversos setores do CASE, além de dois adolescentes internados na unidade, todos eleitos como representantes de cada setor.
De acordo com o Ministério Público, durante a reunião os participantes discutiram os desafios enfrentados na rotina da instituição, além de apresentarem propostas de melhorias para a resolução de conflitos. “Ouvir diferentes perspectivas nos permite avançar na construção de soluções efetivas e pacíficas para os desafios enfrentados no Centro de Internação. Esse diálogo é fundamental tanto para a garantia dos direitos dos adolescentes quanto para o fortalecimento das equipes que atuam diretamente no atendimento”, ressaltou o promotor Nilton Padovan.
Inaugurado em outubro de 2024, o CASE de Sinop é uma unidade voltada à execução de medidas socioeducativas de internação. Localizado na estrada Ângela, o centro tem capacidade para até 60 adolescentes em conflito com a lei na região norte e atualmente está com 34 internos.