Cidades Quinta-Feira, 05 de Agosto de 2021, 18h:52 | Atualizado:

Quinta-Feira, 05 de Agosto de 2021, 18h:52 | Atualizado:

Notícia

MP inicia reuniões do segundo semestre pelo Polo de Rondonópolis

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, abriu nesta quinta-feira (5), pelo Polo de Rondonópolis, a série de reuniões da Comissão de Apoio Institucional do segundo semestre de 2021, que vem realizando desde o início do seu primeiro mandato com o objetivo de aproximar a Administração Superior dos membros e servidores da instituição. Durante essas reuniões, as Promotorias de Justiça apresentam suas demandas, que são analisadas e, sempre que possível, atendidas. Também são apresentados projetos e ações da gestão nas mais diversas áreas visando melhorar a atuação institucional na prestação de serviços à sociedade.

“Antes da pandemia da Covid-19, realizávamos essas reuniões de forma presencial, visitando cada um dos oito polos regionais. Agora temos que recorrer à tecnologia para nos reunirmos de forma virtual, mas elas continuam sendo muito produtivas, pois os problemas são setorizados, cada região vive uma realidade, e podemos nos aproximar dos promotores, promotoras e servidores de cada polo”, afirmou o procurador-geral.

José Antônio Borges Pereira abordou em sua fala o delicado momento vivido pelo país, com ameaças de retrocessos políticos que podem colocar em risco o Estado Democrático de Direito, cuja defesa é uma das atribuições constitucionais do Ministério Público. “Vivemos um momento político no país muito difícil, como a tentativa de voltar com o voto impresso e a aprovação de um novo Código Eleitoral que colocaria a Justiça Eleitoral na condição de mera ouvinte no processo eletivo. Infelizmente, esse parece ser o objetivo do nosso presidente, mas o CNPG (Conselho Nacional de Procuradores Gerais) está fazendo uma discussão sobre o projeto que tramita na Câmara dos Deputados para tomar uma posição”, alertou, recordando ter vivenciado a época em que os votos impressos eram contados manualmente durante semanas e havia muitas fraudes.

O procurador-geral também destacou iniciativas da sua gestão no sentido de modernizar cada vez mais a instituição, observando que uma das prioridades neste ano é digitalizar o setor de recursos humanos. O MPMT passará, inclusive, a atender à exigência do governo federal de implantação do e-social nos órgãos públicos a partir do dia 21 de julho de 2021, prevista pela Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 76/2020, e recentemente pela Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71, de 29 de junho de 2021. “É um grande desafio, mas o Departamento de Gestão de Pessoas e o Departamento de Tecnologia da Informação estão trabalhando muito para atingirmos esse objetivo”, garantiu.

Participaram da reunião promotores e promotoras das Promotorias de Justiça de Rondonópolis, Primavera do Leste, Guiratinga, Itiquira, Pedra Preta, Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, Paranatinga, Poxoréu, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças e Campo Verde.

De acordo com o cronograma da Comissão de Apoio Institucional, até o final do ano serão realizadas oito reuniões, no período de 5 de agosto e 19 de novembro, contemplando, além do Polo de Rondonópolis realizada nesta quinta-feira, as de Cáceres, Alta Floresta, Sorriso, Juína, Tangará da Serra, Barra do Garças e Cuiabá.

Assim como acontece em todas as reuniões da Comissão de Apoio Institucional, concomitantemente foi realizado um encontro, também virtual, de integrantes do programa de qualidade de vida “Vida Plena: MPMT pensando em você” com servidores e terceirizados das Promotorias do Polo de Rondonópolis, sendo apresentadas ações voltadas para a saúde física e mental, integração e aproximação dos integrantes da instituição.

PORTAL DE APOIO À INVESTIGAÇÃO – Os promotores e promotoras do Polo de Rondonópolis receberam, ao final da reunião da Comissão de Apoio Institucional, uma apresentação em formato digital de capacitação para uso de ferramentas tecnológicas disponíveis no Portal de Apoio à Investigação (PAI), desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI). O material foi criado por equipes do Departamento de Tecnologia da Informação e do CAOP/CSI.

O promotor Mauro Zaque, coordenador do CAOP/CSI, explicou que o conteúdo foi elaborado após a aplicação de uma pesquisa junto aos membros do MPMT para levantar suas necessidades em termos de acesso a dados importantes para as investigações que realizam e para subsidiar os procedimentos que realizam.

“É preciso que os colegas acessem o PAI, explorem bem as ferramentas disponíveis para saber como melhor utilizá-las e, quando encontrarem dificuldades, podem entrar em contato com a nossa equipe para que possam tirar suas dúvidas”, afirmou Zaque, que elogiou o empenho do procurador-geral José Antônio Borges Pereira e toda a equipe da Administração Superior em investir em equipamentos, parcerias com outros órgãos e instituições da área de inteligência e judicial e qualificação de pessoal para que os membros possam dispor de todo apoio na sua atuação institucional.

O coordenador do CAOP/CSI também anunciou para o próximo ano, estando a pandemia da Covid-19 controlada, a realização de uma capacitação presencial em inteligência com todos os membros, já que incluiriam atividades práticas.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet