Na próxima terça-feira (24), das 10h às 17h, o Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) realizará um Mutirão de Serviços para atender os membros, servidores, estagiários e terceirizados do órgão lotados na unidade da capital (aqueles lotados nas PRMs serão atendidos a partir da semana seguinte ao mutirão realizado em Cuiabá). Atualização da Carteira Funcional de membros e servidores, emissão de carteirinhas do Planassiste, recadastramento das digitais e coleta de fotos para confecção de crachás são os principais serviços ofertados durante a ação.
A atualização da Carteira Funcional visa promover o aprimoramento contínuo do cadastro dos membros e servidores. É preciso comparecer na data, horário e local informados, de forma a tornar possível a captura dos dados de informações biométricas, bem como de uma fotografia digital. Após este etapa, o servidor validará seus dados cadastrais e, posteriormente, receberá a carteira de identidade funcional. Contudo, o servidor deve ficar atento a atualização de seus dados no Sistema Hórus, para evitar problemas e a identidade sair com informações desatualizadas.
A estrutura de atendimento estará disposta nas salas localizadas no mezanino, que contam com notebook, dispositivo de captura de foto colorida e impressão digital e sistema de coleta de dados biométricos. A Secretaria Estadual estará trabalhando nesta operacionalização por meio de diversos setores, como SESOT e CTIC.
“Com este mutirão buscamos proporcionar um atendimento personalizado aos servidores, visando oferecer suporte e orientação. Durante ação, serão oferecidos serviços como a atualização da carteira funcional, orientações, dicas e muito mais”, informa o secretário Estadual do MPF/MT, Francisco Pimenta.
O procurador-chefe em exercício, doutor Ricardo Pael, destaca que a ação é uma oportunidade para o órgão, dentro de suas possibilidades, colocar em prática serviços que resultem numa melhoria do ambiente organizacional. “Este mutirão demonstra a importância da oferta de serviços para os diversos perfis de servidores, conforme as necessidades de cada um. Esta ação objetiva não somente entregar serviços a membros, servidores e colaboradores, mas também devolver ao MPF/MT um ambiente pós-pandemia mais harmonioso, onde as relações interpessoais presenciais sejam retomadas”.
Algo que a princípio parece ser apenas mais uma ação burocrática, o mutirão tem uma natureza pouca atrelada a seu mister: a eficiência da gestão de recursos humanos, que é ampliada por meio da melhoria dos processos e da base cadastral, bem como a blindagem de atributos cadastrais, no momento de suas atualizações, por meio da verificação das identidades dos profissionais da Gestão de Pessoas.