Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei n° 509/21 que cria o Programa de Prevenção ao Diabetes Infantil, nas crianças e adolescentes matriculados nos estabelecimentos de ensino da rede pública do Estado de Mato Grosso, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas).
Conforme a proposta do parlamentar, as aulas serão ministradas pelos profissionais da Saúde com especialidade na área. O programa tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos básicos, sobre a diabetes e os problemas causados pela doença, bem como as formas de se promover o autocuidado através da alimentação saudável e da pratica de atividades físicas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes é uma das doenças mais comuns e acomete cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo e 9 milhões só no Brasil. É caracterizada por anormalidades do metabolismo da glicose e por complicações tardias envolvendo os rins, olhos, nervos e os vasos sanguíneos.
“A diabetes pode evoluir sem sintomas, mesmo assim, é capaz de promover, de maneira silenciosa, a evolução da doença no sentido de graves complicações crônicas. Saber o diagnóstico precoce do diabetes permite um controle mais adequado da doença, além de retardar ou até evitar o aparecimento de outras complicações. A saúde é um direito de todos e é um dever do Estado, por isso a importância da aprovação desse projeto.”, explicou Paulo Araújo.
Tramitação - O projeto que já foi apreciado em sessão plenária, está em caráter inicial e será, analisado pelas Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; de Saúde, Previdência e Assistência Social e de Constituição, Justiça e Redação.