A secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza, nesta quinta-feira (08.07), duas lives sobre os materiais paradidáticos complementares de Estimulação da Consciência Fonológica e de Educação Financeira. O objetivo é preparar professores e coordenadores pedagógicos para trabalhar da melhor forma possível o conteúdo, que será usado a partir do segundo semestre deste ano, como um dos mecanismos para recuperação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino.
Todo o material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT). A primeira live, da Consciência Fonológica, começa às 9h. No período da tarde, às 15h, ocorre a live de Educação Financeira.
No dia 12, às 14h30, será realizada a live da Educação Socioemocional, que é o terceiro material complementar. Todas serão transmitidas pelo canal da Seduc-MT no YouTube.
Para a recuperação da aprendizagem dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os professores da rede estadual receberão o material didático da Consciência Fonológica, com o objetivo de apoiar a alfabetização. A proposição da Educação Financeira evidencia-se como uma necessidade formativa dos estudantes. Numa perspectiva integrada e de transição entre 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, o material paradidático tem como objetivo a formação do estudante dessa etapa da educação básica. O aspecto socioemocional será trabalhado com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com enfoque na Responsabilidade, Empatia e Respeito.