Cidades Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019, 02h:35 | Atualizado:

Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019, 02h:35 | Atualizado:

Notícia

Mulheres são apenas 34% dos magistrados no Tribunal de Justiça de MT

 

THALYTA AMARAL
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que as mulheres ainda são minoria nos cargos de juízes, sejam eles na esfera estadual ou federal. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), elas representam 34% dos magistrados na ativa e 32% do total (ativos e aposentados). Apesar de ainda serem minoria, houve um crescimento nos últimos 20 anos, quando elas eram 13% dos juízes no Poder Judiciário estadual.

No Tribunal Regional do Trabalho (TRT-23), a proporção é melhor, sendo que 49% dos magistrados na ativa são do sexo feminino. No país, o Poder Judiciário e composto por 38,8% de magistradas em atividade. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 1,2% nesse percentual. Esses dados constam do “Diagnóstico da Participação Feminina no Poder Judiciário”.

Em Mato Grosso, apenas uma mulher está no comando do Poder Judiciário, a desembargadora Eliney Bezerra Veloso, no Tribunal Regional do Trabalho. No TJMT o maior cargo ocupado por uma mulher na atual gestão é a vice-presidência, que está nas mãos da desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas.

No panorama nacional, as magistradas ocuparam, em média, de 21% a 30% dos cargos de presidente, vice-Presidente, corregedor ou ouvidor, nos últimos 10 anos, enquanto que a ocupação feminina nos cargos de juiz substituto aproximou-se de 41,9%.

Quando o assunto é servidores, as mulheres são maioria na Justiça estadual. Elas são 59% do total de funcionários que atendem o TJMT e estão em 63% dos cargos de chefia. Na comparação com as servidoras em cargos de chefia nos tribunais estaduais, Mato Grosso está em segundo lugar, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que tem 64% de servidoras chefiando setores.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet