14 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, 17h:34 | Atualizado:

FAIXA EXCLUSIVA

Multas por vídeo começam nesta quinta em Cuiabá

faixa-exclusiva.jpg

 

Os motoristas que transitarem pelas principais avenidas de Cuiabá, devem ficar atentos porque a partir desta quinta-feira (15), aqueles que forem pegos trafegando pelas faixas exclusivas de ônibus serão autuados pelo sistema de videomonitoramento.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou em fevereiro uma campanha educativa e um total de 183 notificações foram lavradas para condutores flagrados pelas câmeras de videomonitoramento usando as faixas. No ano passado, mais de 15 mil notificações orientativas foram enviadas através da Central de Monitoramento aos condutores que cometeram a infração. Os alertas foram de cunho educativo, sem qualquer cobrança de multa vinculada.

Conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, esses primeiros dias os condutores que receberam as notificações, não haverá penalização. Os agentes de trânsito em campo e na Central de Controle de Mobilidade Urbana (CCMOB) realizaram trabalhos educativos junto aos infratores que circularam pelas faixas.

“A campanha foi para que todos os motoristas soubessem sobre como vai funcionar essa autuação. Então quem recebeu a notificação, que não implicará em multa e nem pontuação na CNH, da próxima vez já estará ciente que infringiu uma regra do trânsito”, afirma o secretário.

Pelas ruas e avenidas de Cuiabá, ônibus estão circulando com a mídia da campanha para que os motoristas fiquem cientes sobre o uso da faixa e faixas aéreas foram colocadas ao longo vias em que há a faixa.

“A gestão Emanuel Pinheiro  preza muito pela educação no trânsito, então primeiro houve toda essa preparação e divulgação e agora os condutores devem ficar atentos, pois ela já passa a valer e a dar a penalidade devida”, alerta Antenor.

Segundo a normatização estabelecida no Código de Trânsito, podem andar nas faixas exclusivas, os ônibus, táxis, ambulâncias e vans escolares. Quem for pego transitando pela faixa exclusiva, o que é classificado como infração gravíssima, receberá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,00.

Cuiabá conta com 12,5 quilômetros de faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). As vias possuem sinalização horizontal e também vertical, com placas indicando que a faixa é exclusiva para ônibus, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.

Espalhadas em pontos estratégicos, as 32 câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento, exercem papel orientativo, fiscalizatório, ordenador e já estão sendo utilizadas para autuar caminhões pesados que trafegam no Centro de Cuiabá.

Conforme explica o diretor de trânsito, Michell Diniz para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada ou sinalizando que vai entrar na próxima quadra. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.

“Vários pontos da faixa sugerem onde o motorista pode entrar na faixa, por meio do seu seccionamento, nos casos em que o condutor precisar acessar algum comércio ou residência por exemplo. Nesses casos, o motorista pode fazer o uso da faixa, mas sinalizando a rota que vai entrar, sempre fazendo o uso da seta, lembrando que os agentes estarão de olho para saber se aquele condutor fará a conversão no local sinalizado. O motorista só não pode usar a faixa como rota de fuga, como pista livre, esses sim serão penalizados”, finaliza Michell Diniz.

 



Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Maria | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 11h32
    1
    0

    A maioria dos amarelinhas tem síndrome de autoridade, a única forma de exercer sua "autoridade" é multando, ainda mais tendo que produzir pra receber bônus no salário, nenhum amarelinho orienta os motoristas e pedestres nos pontos onde fazem multas e guincham carros e se uma placa estiver caída eles não colocam o parafuso de volta porque tem síndrome de frustração por concurso público melhor, ou seja deveriam estar em cargo melhor e não assoprando apito e cuidando do trânsito. O comentário do João Cuiabano é um absurdo ele ter passado por isso, até sei do local que ele se refere, imagino pois passo pelo local. O que acontece é que ninguém faz nada pela população.

  • João Cuiabano do Nascimento | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 11h16
    1
    0

    Não Maria não exclui o que exclui é a sinalização irregular feita apenas para ferrar o cidadão. E se vc for atropelada, espero que não use meu sangue...

  • Maria Cuiabana de Nascimento | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 07h17
    0
    1

    João Cuiabano de Nascimento, quer dizer que doar sangue exclui o seu ato infracional no trânsito e ????, tipico da maioria dos brasileiros que sempre querem dar um jeitinho para justificar os seus erros,lamentavel.

  • José | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 05h18
    0
    1

    Sabe o que vai acontecer? O comércio que depende do acesso pelas faixas exclusivas vai perder metade da clientela. Receoso, eu que comprava na loja X da avenida, vou comprar na concorrente Y ali mais na frente, onde não vou correr o risco de levar uma multa. Simples assim, a quadrilha que comanda a indústria da multa vai aterrorizar também os comerciantes.

  • João Cuiabano de nascimento | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 00h09
    8
    3

    SEMOB é uma máquina de fazer dinheiro e educação para o transito é nota zero, por exemplo, fui multado a mais de 10 metros da esquina, isso mesmo 10 metros quando a distância normal da esquina é 5 metros no máximo. Tudo porque alguém pintou uma faixa de 15 metros da esquina e onde sequer tem placa. Detalhe que eu tinha ido doar meu sangue no Hemocentro, isso é que se ganha por querer fazer o bem. Vantagem é roubar dinheiro público é enfiar a grana no paletó e se cair abaixar pra pegar, quando abaixar tentar ver o quão baixo ficou, desceu em sua honra, honra??? Que honra o que, um bolo de dinheiro vale mais que honra. É por isso que nós que moramos e trabalhamos na capital estamos fu.....

  • LEONARDO | Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, 19h13
    12
    2

    E os ônibus que utilizam a faixa exclusiva e que invadirem as outras pistas serão penalizados também???

  • Henrique | Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, 17h43
    14
    1

    A propósito, o vídeo do paletó furado vai gerar multa, demissão e prisão ?

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS