Em 9h de atendimento dentro do Terminal Rodoviário do CPA I, a Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC) da Defensoria Pública recebeu cerca de 300 pessoas com demandas, principalmente, nas áreas de Saúde, Família e Criminal. O mutirão, realizado nesta segunda-feira (19), teve por objetivo aproximar ainda mais a Instituição da população na data em que é comemorado o Dia do Defensor Público.
Em visita ao local, o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, ressaltou que ações desta natureza já vêm sendo realizadas pela Defensoria desde o ano passado, com um cronograma de atendimentos a fim de estreitar a relação com a sociedade. “Hoje a ação coincidiu com o Dia do Defensor, que fortalece ainda mais nossa vontade de levar ao conhecimento da população o papel da Instituição”.
Djalma pontuou ainda que a Coordenadoria está diretamente ligada à comunidade, tendo sido criada para tomar conhecimento das demandas coletivas. “Temos preocupação com a área da saúde, de infraestrutura, de segurança e a Coordenadoria foi criada justamente pensando nos problemas que envolvem as comunidades”, reforçou.
Segundo a responsável pela CAC, Defensora Pública Fernanda Maria Cícero de Sá Soares, o objetivo principal da ação é justamente trazer à comunidade o conhecimento do que é a Defensoria e orientar a população juridicamente.
Exemplo positivo da realização do mutirão foi o caso de uma senhora que até o momento não teve seu problema resolvido e iria contratar um advogado. “Estava com os documentos para ir atrás de um advogado, mas ao chegar ao terminal descobri a existência da Defensoria e resolvi procurar ajuda”, disse a senhora que preferiu não se identificar.
Também atuante na Coordenadoria, a Defensora Silvia Maria Ferreira destacou a dimensão de atendimentos durante um mutirão dentro de um Terminal Rodoviário. “Nossa preocupação é conseguir levar ao maior número de pessoas os serviços jurídicos que estão disponíveis na Defensoria e aqui passam mais de cinco mil pessoas por dia, o que possibilita uma abrangência significativa”.