Cidades Quinta-Feira, 15 de Julho de 2021, 10h:50 | Atualizado:

Quinta-Feira, 15 de Julho de 2021, 10h:50 | Atualizado:

RISCOS

Nível de água do Rio Paraguai é o menor da história

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

RIOPARAGUAI-POCONE.jpeg

 

O nível do Rio Paraguai, na estação de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, está cerca de 40 cm mais baixo do que no mês passado e 22 cm mais baixo que no mesmo período do ano passado. O último boletim de Monitoramento Hidrológico, publicado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), aponta que o nível d’água registrado está atingindo os menores valores mínimos já observados para esse período do ano, considerando toda sua série histórica de dados (com registros desde 1965).

Nesta quinta-feira (15), o nível atualizado encontra-se em 70 cm. Há dois anos, esse índice era mais que o dobro. No dia 15 de julho de 2019, o nível da água no Rio Paraguai era de 1,52 m. Pelo segundo ano consecutivo, o rio Paraguai, que drena a Bacia do Alto Paraguai e o bioma Pantanal, vem apresentando valores de nível d’água significativamente abaixo da média.

Com tendência de declínio de seu nível até o mês de outubro, quando normalmente termina o processo de vazante, o rio Paraguai preocupa em todas as estações monitoradas pelo (SGB-CPRM). O comportamento dos rios na bacia vem confirmando o prognóstico divulgado pelo órgão desde o início de junho, quando ficou claro que o processo de vazante havia iniciado antecipadamente em 2021.

De acordo com o pesquisador Marcelo Parente Henriques, a variação natural sazonal dos níveis dos cursos d’água da bacia do rio Paraguai, o pulso de inundação, constitui o fator principal que rege o funcionamento de rios com a planície de inundação e condiciona a vida da população e as atividades econômicas na região. Nas estações de Bela Vista do Norte (Cáceres), Porto São Francisco (Corumbá), Ladário (Ladário), Forte Coimbra (Corumbá) e Porto Murtinho (Porto Murtinho -MS), o nível do rio permanece na zona de atenção para mínimas, que compreende a faixa de valores de nível d’água situados entre os 10% menores registros de nível e os valores mínimos ocorridos em cada série histórica das estações (para este período do ano).

Comparando com o histórico de monitoramento na região, a vazante que ocorre no ano 2021, tal qual a de 2020, aproxima-se significativamente das vazantes observadas no período compreendido entre os anos de 1967 e 1973. A bacia do rio Paraguai abrange uma das maiores extensões de áreas alagadas do planeta: o Pantanal.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet