Do mesmo modo como aconteceu com a hidroxicloroquina no início da pandemia do novo coronavírus, a indicação de ivermectina para o tratamento inicial da covid-19 tem causado uma corrida desenfreada para as farmácias de Cuiabá em busca do remédio. O GD contatou farmácias nos principais pontos da cidade e constatou que a busca pelo remédio cresceu significativamente nesta semana.
Em uma das unidades da Farmácia Pague Menos, localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, clientes chegam a comprar até 10 caixas do remédio, cujo preço varia de R$ 7 a R$ 35 reais. "As pessoas têm buscado incansavelmente. Tem gente que está pedindo 10 caixas, 5 caixas, mas agora limitamos a duas caixas por pessoa. É um remédio usado para combater piolho, mas se colocarmos 200 caixas a venda num dia, vendemos todas", comenta a atendente que prefere não ser identificada.
Além da ivermectina, ela conta que a procura se direciona a tudo o que promete aumentar a imunidade e que sente o reflexo nas vendas a cada novo boato que surge. Entre os medicamentos procurados estão a vitamina c, zinco, dexametazona, vitamina D, imunoglucan e azitromicina.
Na Biológica Farmácia de Manipulação, localizada na avenida Isaac Póvoas, há três dias 80% das vendas são de ivermectina. O remédio é produzido apenas com receita médica e o preço depende muito da quantidade e concentração solicitada. Um único cliente chegou a adquirir 150 cápsulas do remédio, alegando que seria distribuído para toda a família.
Na unidade da Drogasil, também localizada na avenida Isaac Póvoas, o remédio está em falta por conta de um problema de distribuição, mas a todo momento entram clientes perguntando pelo remédio e relatando que o mesmo já está em falta em outras farmácias.
Ainda não há nenhum posicionamento oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou Ministério da Saúde sobre a eficácia do remédio no combate ao novo coronavírus.
A ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis; Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus; Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti; Ascaridíase (lombriga): causada pelo parasita Ascaris lumbricóides; Escabiose (sarna): causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei; e Pediculose (piolho): causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis.
Ggm
Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020, 09h55Seu clementino Arruda -SITIO da paz.
Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020, 09h55Tomy Lee Rola
Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020, 09h28Adones
Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020, 09h10Jo?o
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2020, 22h27Jo?o
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2020, 22h26Edu
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2020, 21h25marcia
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2020, 20h30Joel
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2020, 18h20Amanda Duarte
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2020, 18h06