A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) anuncia que estarão abertas, a partir desta quinta-feira (7), as inscrições para o processo de formação da lista sêxtupla, com vistas ao preenchimento de vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), destinada à advocacia, conforme previsto no Quinto Constitucional. Os juristas disputarão a cadeira do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou do cargo em junho ao completar 75 anos de idade.
O período de inscrições se encerrará no dia 3 de setembro, às 18h, para os protocolos realizados presencialmente na sede da Seccional, em Cuiabá, e às 23h59, para os realizados de forma eletrônica. Os interessados devem formalizar seus pedidos de inscrição, observando os artigos 4º, 5º, 6º e 7º do Provimento nº 102/2004 do Conselho Federal da OAB, que rege o processo.
As regras de formação da lista sêxtupla estão dispostas no Edital nº 001/2025, de 15 de julho de 2025. A sede da OAB-MT para protocolo presencial localiza-se na Rua Dr. Mário Cardi Filho, s/n, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
FAVORITOS
A disputa pela vaga de desembargador deverá ter cerca de 20 candidatos. Inicialmente, o conselho da entidade fará uma listra sêxtupla com paridade de gênero sendo três homens e três mulheres.
Neste cenário, os advogados Ricardo Almeida, Jackson Coutinho, Oswaldo Cardoso, Sebastião Monteiro, Dauto Passare e Helmut Dalto surgem como favoritos. Os advogados Pio da Silva, Rodrigo Bressane e Stalyn Paniago Pereira também estão no páreo, mas figuram como "mero coadjuvantes" no processo interno com chances remotas de chegar a lista sêxtupla.
Já entre as mulheres, não há favoritas. São postulantes Michele Zangarini, Paola Fernandes, Angeliza Segura, Juliana Zanfino e Jamille Adamczyk. Após a definição da lista sêxtupla, os desembargadores do Tribunal de Justiça irão escolher três nomes, sendo que a palavra final será do governador Mauro Mendes (União).