Cidades Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 18h:20 | Atualizado:

Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020, 18h:20 | Atualizado:

Notícia

OAB-MT fixa percentual mínimo de gênero na composição de seus eventos

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A representatividade de mulheres e homens está garantida nos eventos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Órgão máximo da entidade, o conselho pleno aprovou, nesta sexta-feira (14), a Resolução 006/2020 que fixa no mínimo de 30% a composição de cada gênero nos eventos promovidos pela Ordem.

A partir de agora, eventos que tenham mais de um palestrante, deverão contar, em sua programação, com palestrantes, debatedores, expositores homens e mulheres, sendo que o mínimo a ser observado na composição é a participação de, pelo menos, 30% de um dos gêneros.

“Isso só vem reafirmar que a OAB-MT defende, busca e buscará sempre liberdade, igualdade e democracia, que são a base da nossa instituição”, ressaltou a vice-presidente da Ordem, Gisela Cardoso.

Em Mato Grosso, as mulheres advogadas representam mais de 48% da advocacia ativa. Na composição do conselho seccional e nas presidências das comissões, as advogadas respondem por mais de 30%.

“Oportunidade não é privilégio, não é preferência”, destacou Gisela Cardoso, que lembrou que a participação das mulheres, que historicamente foram minoria na composição de espaços, vem crescendo gradualmente não apenas em eventos, mas em todas as estruturas.

Para a presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, Clarissa Lopes Dias, trata-se de mais uma política afirmativa da Ordem que assegura não apenas a representatividade feminina, mas também a participação de homens em eventos maciçamente compostos por mulheres.

“Cresci ouvindo que as mulheres não precisam de ações como essas porque têm competência para ocuparem espaços, mas a OAB tem uma representatividade social muito grande e precisamos dar esse exemplo para a sociedade”, comentou a conselheira estadual Narana Souza Alves.

Presidente da OAB-MT, Leonardo Campos lembra que a seccional foi pioneira ao implantar o auxílio maternidade às advogadas e, agora, dá mais um importante passo para garantia da igualdade em todos os seus eventos, inclusive no Março Mulher.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet