O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e demais instituições integrantes da Câmara Temática de Trânsito, que formam o Gabinete de Gestão Integrada (GGI/MT), lançam amanhã (20), às 09h, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, a Campanha “Trânsito Consciente – Operação Lei Seca Mato Grosso”. O projeto visa a sensibilização e mudança de comportamento dos motoristas.
A fiscalização terá eficácia durante todo o ano, e a meta é que, no mínimo, dez mil condutores sejam abordados nas operações. A iniciativa busca coibir a ingestão de bebida alcoólica por motoristas quando estiverem na direção de veículos automotores, evitando acidentes causados por embriaguez. A coordenação geral dos trabalhos é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT).
As blitzes serão desenvolvidas em todo o Estado, pelas Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. A Polícia Militar atuará com as medidas administrativas que são as abordagens aos motoristas e toda parte de notificação. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá coordenar as palestras e ações educativas. Caberá ao Ministério Público Estadual dar sequência nas ações penais oriundas dos autos de prisões em flagrante.
A promotora de Justiça Márcia Borges Furlan ressalta que a proposta dos trabalhos é que fique evidenciado aos motoristas a “tolerância zero” a ingestão de bebida alcoólica. “Se for constatada a embriaguez, a pessoa será imediatamente encaminhada a delegacia”, frisa Furlan. O motorista que estiver embriagado até 0,3 é considerado infração gravíssima, perde sete pontos na carteira e é notificado. Com teor alcoólico acima de 0,3 além da parte das infrações administrativas, também infringirá como flagrante.