Cidades Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 19h:52 | Atualizado:

Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 19h:52 | Atualizado:

Notícia

Ouvidoria vai reforçar atuação da população na Copa

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O governo do Estado irá abrir mais um canal de diálogo junto à população durante a realização da Copa do Mundo de Futebol: a Ouvidoria do Estado se prepara para instalar de 10 de junho a 15 de julho um posto avançado de atendimento no Fan Fest da Fifa, no Parque de Exposições da Avenida Beira Rio. O objetivo é garantir qualidade no atendimento de milhares de pessoas que virão à Cuiabá no período. 

Estes postos irão mobilizar toda a rede de ouvidores do Estado em regime de plantão, com funcionamento até às 22 horas. Eles acolherão denúncias, reclamações e prestarão informações para mato-grossenses de todo o Estado e para turistas de cinco continentes que estarão em Cuiabá para os jogos. “A concentração da estrutura visa a agilização de procedimentos para a efetivação das políticas públicas do governo, uma vez que nosso objetivo maior é tratar as informações e gerar diagnósticos com a opinião da sociedade para tomadas de decisões”, explica Edilene Lima Gomes de Almeida, secretária adjunta da Ouvidoria Geral. 

Para estar presente próximo à população, a Ouvidoria irá contar com quatro ouvidores, diariamente que receberão demandas e encaminharão a uma rede que envolve, capilarmente, todos os órgãos do Estado, podendo gerar respostas rápidas e eficientes, antecipando-se aos problemas emergentes e buscando soluções no âmbito do atendimento governamental. Para isso toda a rede de ouvidores passará por um treinamento específico nos próximos dias. 

"Isto é possível por dois motivos”, explica Edilene. “Em primeiro porque representamos uma política do governador Silval Barbosa que desde o início do seu governo resolveu investir no controle social da gestão pública como complementar ao controle exercido pela Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), razão pela qual a Ouvidoria passou a ser uma função de controle interno, em integração com as atividades de Auditoria e Corregedoria, sob a coordenação da AGE. E, porque hoje contamos com uma rede de ouvidores que interagem entre si e com a população, o que fez com que seja gerado uma média de 1.045 registros mensais de atendimento”. 

A Ouvidoria Geral também vê nessa ação, uma forma de ampliar sua atuação com a participação do cidadão no controle da gestão pública. “Vamos ampliar a visibilidade e favorecer a criação de uma cultura de interação que tem se mostrado muito útil para o Estado”, esclarece Edilene. “Podemos antecipar o surgimento dos problemas a partir de pequenos indícios e com isso eliminar gastos com processos, evitar desperdícios e dar mais agilidade à máquina administrativa”, argumenta. 

As demandas que chegam à Ouvidoria são enviadas ao órgão competente para solucioná-las. Se reiteradas, podem resultar em auditorias que buscarão identificar as causas dos problemas e recomendar melhorias no sistema como um todo. Na hipótese de envolvimento de servidor público estadual e/ou de empresa contratada pela administração pública, o caso é encaminhado para apuração da Corregedoria. 

O atendimento da Ouvidoria na Copa também continuará pelos telefones 162 e 0800-647-1520.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet