Cidades Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2023, 15h:11 | Atualizado:

Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2023, 15h:11 | Atualizado:

CAOS NA SAÚDE

Paciente denuncia falta de assistência na Santa Casa em Cuiabá

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

paciente santa casa.jpg

 

Um cadeirante internado com feridas graves pelo corpo e osteomielite – infecção no osso – denunciou falta de assistência médica e descaso no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Lucenis Maciel Nabau, de 42 anos, contou ao g1 que deu entrada na unidade no início do mês e que, desde então, não recebeu tratamento adequado e o caso tem se agravado. (Assista acima).

O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Lucenis disse que é paraplégico e mora sozinho. Ele fez uma cirurgia em junho de 2023 e, depois do procedimento, teve que retornar para o hospital porque teve complicações no pós-operatório.

"Fui ao supermercado, minha cadeira quebrou, cai e me machuquei. Fiquei esperando três meses para conseguir um hospital para fazer a cirurgia. Fiz o procedimento no Ponto Socorro de Cuiabá, depois fiquei mais três meses internado e, quando fui pra casa, abriu uma ferida. Tive que voltar para o Pronto Socorro, mas não me aceitaram, foi quando me internaram na Santa Casa", contou.

A reportagem também entrou em contato com o Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá, mas a pasta não se manifestou até esta publicação.

Há 19 dias Lucenis está na unidade de saúde e, segundo ele, ninguém dá respostas sobre a previsão de tratamento do problema. "Estou esperando para fazer uma cirurgia por causa da osteomielite e das feridas, mas sem previsão de nada. Ninguém me dá resposta, e eu não tenho ninguém por mim aqui. Estou sozinho".

Falta de cuidados básicos

Além de estar às cegas sobre quando vai receber tratamento adequando, Lucenis relatou que também não tem recebido os cuidados básicos.

"Preciso fazer o curativo dos meus machucados duas vezes ao dia, mas só fazem uma vez. Fico aqui, com o lençol cheio de sangue, às vezes por horas. Chamo alguém para trocar, mas não vem ninguém", disse.

O paciente contou que uma médica até cogitou mandá-lo para casa para que ele fizesse tratamento ambulatorial, mas ele resistiu e disse não sair da unidade até que recebesse o tratamento correto.

"Cortaram meus antibióticos há três dias. Sinto dor e a médica ainda quer me mandar para casa. Não tenho condições de ir pra casa desse jeito", relatou.

O que é a osteomielite?

A osteomielite é um nome genérico dado a qualquer infecção óssea, que pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus. Se trata de uma doença infecciosa, em que uma bactéria coloniza o osso e forma um abscesso.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Todos

    Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2023, 16h04
  • VERGONHA MATO GROSSO
    5
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet