19 de Agosto de 2019,

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 08h:16 | Atualizado:

PESQUISA

Peritos de MT se recusam a voltar aos quadros da PC

peritos-pesquisa.jpg

 

Durante consulta realizada pela Politec com servidores do órgão, os peritos criminais decidiram permanecer independentes da Polícia Civil, como ocorre há 30 anos. O resultado foi divulgado na noite de terça-feira (13.08). Em razão de um abaixo assinado realizado pelos papiloscopistas, a direção da Politec enviou questionários a todos os servidores do órgão, com o seguinte questionamento: “Você é a favor no retorno à Polícia Judiciária Civil (PJC)?”

De acordo com o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais (Sindpeco), Antonio Magalhães, o “Sim” foi unânime entre os papiloscopistas, querendo retornar aos quadros da Polícia Civil. Assim, garantiriam dentro da Reforma da Previdência a aposentadoria especial, como nas carreiras policiais.

“Diferentemente de outros Estados, em Mato Grosso os peritos oficiais, técnicos de necrópsia e papiloscopistas perderam o porte de arma e estão ficando de fora da aposentadoria especial policial por terem bancado lá atrás, há quase 30 anos, a autonomia técnica e funcional, se desvinculando da Polícia Civil. É normal que nesse contexto, algumas carreiras procurem outras formas de garantir seus direitos”.

Para os peritos criminais, um eventual retorno à Polícia Civil traria retrocesso, pois significaria a perda da autonomia técnica e funcional. “Há anos somos chefiados por perito oficial de carreira, temos sedes próprias, orçamento próprio. Dentro do nosso compromisso com a verdade técnica e a ciência forense, a autonomia protege os peritos e a própria sociedade de qualquer possibilidade de interferência nos resultados das perícias que realizamos”.

Na avaliação do presidente do Sindpeco, o resultado da consulta da Politec entre os peritos criminais mostrou amadurecimento e comprometimento da categoria com a sociedade. “Mesmo que ainda tenhamos que continuar indo desarmados para locais de crime, andando centenas de quilômetros por dia sem qualquer auxílio policial e ter uma aposentadoria diferente da maioria dos peritos do Brasil, preferimos lutar por nossos direitos de cabeça erguida”.

 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Lima | Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2019, 17h14
    1
    1

    Na verdade a POLITEC-MT está bem dividida em relação ao retorno para Polícia Civil, observem os índices da consulta. 51% pelo não retorno 47% pelo retorno 2% votos brancos Obs.: Houve unâmidade na categoria dos Papiloscopistas e aproximadamente 64% dos Técnicos em Necropsia pelo SIM ao retorno a Polícia Judiciária Civil. Para mim, o retorno a PJC trará um GANHO importante na INTEGRAÇÃO e na QUALIDADE DAS INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS.

  • Lauriel | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 22h45
    3
    1

    Ah sim o motivo é aposentadoria, não é o total descaso e diferenciação com que a Politéc trata as categorias. Para os peritos TUDO, todo o orçamento, etc... Para os Pais NADA, ou alguns equipamentos que já não usam mais do outro lado e pra não jogar no lixo.... Tomem vergonha na cara Periquitos e deixem os Papéis em paz, até nisso tem que interferir com jogo sujo, já não basta tudo que já fizeram pra acabar com a categoria dos Papiloscopistas. Que são quem pode revelar os autores dos crimes, pronto falei! Tenham um pouco de dignidade uma vez na vida!

  • Omega Rugal | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 20h52
    2
    3

    Você que se intula INVESTIGADOR, ninguém quer voltar não pela escala, mas sim pra não ser pião de delegado igual vocês são.. nem pra eleger delegado geral da pjc vocês não podem votar,,, então contente-se em ser subalterno de delegados.. meus pesames

  • IVO | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 14h43
    4
    2

    OS PAPILOSCOPISTAS É QUE ESTÃO CERTOS, DEPOIS DE QUASE 30 ANOS DE CARNIFICINA TENDO SUAS ATRIBUIÇÕES REDUZIDAS E EM ALGUNS MOMENTOS VENTILANDO-SE ATÉ A POSSIBILIDADE DE EXTINÇÃO DA CARREIRA, QUANDO UM NÃO QUER DOIS NÃO BRIGAM, A FUNÇÃOS DO PAPILOSCOPISTAS É MUITO MAIS POLICIAL DO QUE PERICIAL CADA UM QUE BUSQUE SEU LUGAR AO SOL, E OS PERITOS TOQUEM A POLITEC COM AUTONOMIA.... DEVE SER MELHER SER CHEFIADO POR UM DELEGADO DO QUE TRUCIDADO POR UM PERITO.

  • Carlos da Mata | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 10h25
    3
    4

    Parabéns aos Peritos...o compromisso com o trabalho é o essencial. Vergonhosa atitude de quem, por motivos escusos, queria mais uma vez embarcar no "trem da alegria"...força Peritos, continuem de cabeça erguida...deixem a vergonha e o oportunismo pra outros

  • Investigador | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 10h00
    4
    2

    Podem vir a escala aqui tá boa. Ahhhh esqueci aí tá melhor, trabalhar uma vez por semana deve ser ótimo.

  • Ibis | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 09h37
    2
    3

    Tá é doido! Todo mundo se ferrando e tem categoria querendo sair fora da reforma da previdência. Vão trabalhar cambada de papiloscopistas.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS