Moradores do bairro Planalto e região recebem neste sábado (15) a terceira etapa do "Programa permanente de Prevenção do Câncer de Boca", realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. A campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal será realizada na Clínica Odontológica, das 8 às 11h30. A proposta é realizar as ações do projeto quinzenalmente aos sábados nas 10 Clínicas Odontológicas do município, sempre em parceria como o programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Univag - Centro Universitário.
Desde o início do programa este ano, no dia 8 de fevereiro no bairro Tijucal, 152 pessoas já foram atendidas sendo destas 10 crianças. A segunda etapa foi realizada no bairro Pascoal Ramos, onde 63 pessoas foram atendidas. Todas aqueles que apresentaram alterações bucais como fibroma e hiperplasia fibrosa inflamatória serão encaminhados ao cirurgião bucomaxilofacial do Centro de Especialidade Odontológica do Tijucal (CEO) para a realização de exames complementares como citologia esfoliativa e biópsia.
O programa de Prevenção do Câncer de Boca tem como objetivo principal detectar lesões bucais em pessoas com idade acima dos 40 anos e com o hábito de fumar e/ou consumir bebidas alcoólicas, ou seja, justamente o grupo de risco da doença.
Durante o evento, além da realização de exames bucais, também serão entregues folders educativos, distribuição de kits de higiene bucal, e realizadas orientações de como fazer o auto-exame bucal, além de informações sobre principais fatores de risco para o câncer de boca como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e atualmente as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV).
Além dos cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal do município, o Programa conta com a parceria da LACCanBo/MT (Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso) e discentes do Curso de Odontologia do Univag, que estarão sob a supervisão da profª. Drª. Diurianne França, que também é cirurgiã-dentista e compõe a equipe do município. "Essas ações são muito importantes para, além de prevenir o câncer de boca por meio de exames, orientar a população a se prevenir e também a fazer o auto-exame, por que o prognóstico para Cuiabá é preocupante. As estimativas para o ano de 2014 no município é de 60 casos novos de câncer de boca, desses 40 em homens e 20 em mulheres", explicou.