O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI), promove no próximo dia 12 de junho a palestra “O Século do Envelhecimento: qual a sociedade que queremos construir”, com foco na necessidade urgente de implementação de novas políticas públicas para a população idosa.
O evento contará com a participação do Dr. Alexandre Kalache, médico, gerontólogo e uma das maiores autoridades mundiais em envelhecimento. PhD pela Universidade de Oxford, ex-diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), Kalache é o criador do conceito de Envelhecimento Ativo e da iniciativa Cidades Amigas do Idoso, que serve de referência global.
Reconhecido internacionalmente, o especialista atuou na formulação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento em diversos países e segue contribuindo como consultor e professor.
De acordo com o desembargador Orlando de Almeida Perri, presidente da Comissão Estadual da RENADI no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o evento representa um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais preparada para os desafios do envelhecimento populacional.
“O envelhecimento da população é uma realidade que exige atenção e ação imediata. Como presidente da Comissão Estadual da RENADI, acredito que eventos como este são fundamentais para promover a conscientização e impulsionar políticas públicas eficazes. A presença do Dr. Alexandre Kalache, uma referência internacional no tema, certamente enriquecerá o debate e contribuirá para construirmos uma sociedade mais justa e preparada para o envelhecimento”, destacou.
O encontro está marcado para às 15 horas, no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3920. O evento conta com apoio da própria AMM e tem como público-alvo gestores públicos, profissionais da rede de proteção social, além de membros da sociedade civil interessados em debater os desafios e as soluções para uma sociedade mais inclusiva e preparada para o envelhecimento populacional.
A iniciativa visa promover reflexões e propor ações concretas para garantir qualidade de vida, dignidade e direitos às pessoas idosas, alinhando Mato Grosso às melhores práticas internacionais no tema.