Ilustração
Moradores do município de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, ficaram isolados após a queda da ponte que passa sobre o Rio Canamã, na BR-174, nesta terça-feira (25). A queda ocorreu logo após um ônibus de viagem passar pelo local, mas ninguém ficou ferido. Segundo a secretária de Planejamento do município, Norma Maria Franck, já foi feito um pedido de decreto de situação de emergência para a cidade.
“Até o meio dia [desta quarta-feira] deve sair esse decreto, mas precisa ser aprovado pelo governo do estado”, comentou. A estrutura da ponte, que era de madeira, não teria resistido ao volume de água e foi levada pela correnteza do rio. Conforme a secretária, não há previsão de restruturação da ponte enquanto durar o período de chuvas.
“O rio está transbordando e não há muito o que se fazer”, lamentou. Norma ainda contou que todos os órgãos competentes já foram acionados para auxiliar o município diante da complexidade da situação, já que o única forma de acesso à região é por transporte aéreo.
As informações da prefeitura dão conta de que existe outra via de acesso ao município, que seria pela MT-206, através da cidade de Cotriguaçu, a 920 km da capital .No entanto, essa estrada também estaria interditada por conta dos atoleiros causados pelas chuvas.