Cidades Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 08h:03 | Atualizado:

Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 08h:03 | Atualizado:

MORADIAS

População dorme na rua para fazer cadastro em programa de casas

 

YURI RAMIRES E VITHÓRIA SAMPAIO
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Joao Vieira

povao-casas.jpg

 

Dezenas de pessoas amanheceram, nesta terça-feira (15), na porta da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria da Mulher, com objetivo de garantir uma vaga no cadastro do programa de habitação do município, o Casa Cuiabana. Há pessoas que dormiram na porta do Palácio Alencastro. O cadastro pode ser feito presencial - com 200 senhas por dia até o dia 19 - e também online. 

Uma dessas pessoas é Amanda Cristini da Silva, 20. Ela chegou por volta das 3h. Desempregada e mãe de uma criança de um ano, ela decidiu participar do cadastro presencial para tentar conversar com os servidores.

"Eu quis vir pessoalmente, contar minha história, o que eu passei. Moro de aluguel, sou mãe e a situação não está fácil. Preciso dessa casa", disse ela em entrevista ao GD.

Inivaldo Sebastião, de 64 anos, hoje vive em situação de rua. Ele, que costuma dormir na Praça Ipiranga, chegou por volta das 21h para pegar uma senha. "Eu preciso, estou na rua há muito tempo. Sou de Campo Grande. Tinha uma casa, mas a família vendeu".

Nair Alves, de 30 anos, está desempregada e foi uma das muitas mães que enfrentaram a madrugada em busca de uma senha para cadastros. Segundo Nair, as 200 senhas foram entregues na noite anterior, entre 19h e 21h, sem aviso prévio. Apesar de não ter garantido o atendimento, ela permanece na fila com esperança de conseguir uma senha.

“Eu preciso, eu tenho uma filha recém-nascida, especial. Tive que deixar ela com uma amiga para vir pra cá, porque não tenho onde deixá-la. Moro no Santa Isabel, de favor, com uma amiga. Saí do emprego para cuidar da minha filha, não tenho condições de pagar aluguel.”

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que "não há necessidades de formação de filas".  "O atendimento presencial é realizado mediante a distribuição de 200 senhas por dia, e a ordem de chegada não interfere no processo, já que o sorteio dos beneficiários não considera a data da inscrição", informou.

"Reforçamos que o cadastro também pode ser realizado online, por meio do site oficial da Prefeitura, proporcionando mais comodidade e segurança à população", finalizaram.

Cadastro

A iniciativa busca garantir igualdade de oportunidades para todos os interessados, independentemente da data ou horário do cadastro. O cadastro on-line será feito por meio da plataforma Habitanet, cujo link estará disponível no site oficial da Prefeitura de Cuiabá a partir das 8h desta terça-feira. Já o atendimento presencial será realizado em dois pontos: na sede da Secretaria de Habitação (Praça Alencastro, nº 158 – Centro) e na sede da Secretaria Municipal da Mulher (Av. Getúlio Vargas, nº 400).

Sorteio das unidades

O sorteio das unidades habitacionais ocorrerá por etapas, ao longo dos próximos três anos, conforme a disponibilidade de unidades, sempre respeitando os critérios de prioridade estabelecidos. A divulgação dos nomes dos sorteados será feita na Gazeta Municipal e no site oficial da Prefeitura de Cuiabá.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Antonio

    Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 09h41
  • O POVO BRASILEIRO JA ACOSTUMOU EM FILAS
    3
    0



  • luis

    Terça-Feira, 15 de Julho de 2025, 09h16
  • Não aguento esse " mimimi " dramático como o da moça de 20 anos que não se cuidou, pegou algum vagabundo que não assumiu e agora vem tentando convencer, achando que terá a casa mediante choro falso. Assim que esse bando de mulher estiverem com a casa , vão colocar um vagabundo dentro e venderão a casa. Esse é o ciclo. No próximo programa , vão lá, contam a mesma história , pegam a casa e repetem a atitude.
    2
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet