Cidades Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025, 15h:18 | Atualizado:

Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025, 15h:18 | Atualizado:

Notícia

‘Povos indígenas: cidadania, saúde e direitos humanos’ é tema do 6º Umanizzare

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Umanizzare.jpg

 

No próximo dia 25 de abril, das 8h às 11h, a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realizará o “6º Umanizzare - Justiça e Alteridade”. Nesta nova edição, o tema abordado será “Povos indígenas: cidadania, saúde e direitos humanos”. O evento é aberto a todos os públicos e está com as inscrições abertas. 

Segundo o coordenador das atividades pedagógicas da Escola, juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, que é o responsável pela iniciativa, o Umanizzare tem a finalidade de discutir Justiça e Alteridade para a compreensão da face do outro, em um mundo complexo, no intuito de evidenciar o aspecto humano e vulnerável dos grupos marginalizados e excluídos, como os drogadictos, população de rua, população carcerária, quilombolas, indígenas, dentre outros. 

Conforme o magistrado, cumpre ao poder público lutar contra a invisibilidade social que relega muitas dessas pessoas ao absenteísmo estatal e à própria incompreensão de ser humano titular de direitos. 

“Os magistrados e as magistradas, na precípua função julgadora, vivenciam na prática a situação demonstrada nas inúmeras causas submetidas ao julgamento. É necessário um olhar diferenciado na atividade judicante e sensibilidade às mazelas vivenciadas por parte de nossa sociedade”, assinala. Segundo ele, o Umanizzare visa capacitar magistrados e magistradas na concepção do outro, a fim de que haja reflexos na atividade judicante. 

O evento será realizado na sede da Esmagis-MT, com abertura prevista para as 9h. Ao todo, serão três palestrantes, conforme programação abaixo: 

9h10

 

Espiritualidade e saúde mental

Psicóloga Maria Muller de Abreu Lima (especialista em terapia holística) 

10h 

Direitos humanos e povos indígenas

Professor Libério Uiagomeareu (indígena pertencente ao povo Boe e mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso) 

11h

Indígenas e a participação política: a necessidade de ações afirmativas por parte dos poderes do Estado

Juiz Antônio Veloso Peleja Júnior (pós-doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro) 

12h

Encerramento

Clique neste link para efetuar sua inscrição.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet