Cidades Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 12h:40 | Atualizado:

Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 12h:40 | Atualizado:

TERRA SECA

Prefeita aponta caos, sabotagem e decreta calamidade por falta de água

Uma das promessas de Flávia Moretti na campanha foi resolver a falta de água

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Flavia-DAE

 

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou nesta quarta-feira (12), calamidade pública em razão do colapso no abastecimento de água potável no Município. Em função do sucateamento e das recorrentes sabotagens e atos de vandalismo nas unidades que integram o Departamento de Água e Esgoto (DAE), se tornou necessária essa atitude para implementar medidas ainda mais enérgicas para a resolução do problema da falta de água no curtíssimo prazo.

A prefeita demonstra preocupação com a situação caótica do abastecimento de água e toma atitude emergencial para recuperar a operação das redes de abastecimento. “Com esse decreto será possível acelerar o diagnóstico e desenvolver um plano emergencial para desburocratizar as compras e aquisições para restabelecer o funcionamento da água o quanto antes”, declarou a prefeita.

Como defende a prefeita, o que existe hoje é um sistema sucateado, com bombas ultrapassadas, redes antigas e infraestrutura precária, resultado de anos sem a manutenção adequada. Mas, em pouco mais de 40 dias, a força-tarefa da prefeitura já realizou intervenções emergenciais e colocou a cidade em um novo caminho para resolver essa crise.

Na sexta-feira passada, a prefeita determinou a criação de um Comitê de Crise para solucionar os transtornos e unir esforços de todas as 21 secretarias municipais e tem como prioridade restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível à população.

Esse trabalho inclui:

- Segurança reforçada: a Guarda Municipal está protegendo as instalações do DAE para evitar furtos de cabos, sabotagens e vandalismo. 

- Limpeza e manutenção: com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, áreas de captação e estações de tratamento passam por limpeza e manutenção regular. 

bombas-DAE

 

- Reparo emergencial de bombas e redes: todas as bombas reservas que estavam quebradas foram enviadas para manutenção hoje, incluindo as da ETA Imigrantes e da ETA Júlio Campos, que reduziram a produção das duas em 50%. Com o conserto, as duas unidades poderão operar novamente em sua capacidade total. 

- Suporte da Secretaria de Viação e Obras: instalação de iluminação e câmeras de vigilância para coibir roubos e furtos.

Os efeitos do decreto serão válidos por 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por igual período. A renovação do decreto será mediante relatório técnico e aprovação do Comitê de Gestão de Calamidade Pública do Município.

Com fundamento na Lei Federal nº 14.133/2021, e sem prejuízo à Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam dispensadas de licitação as aquisições de bens e contratações de obras e serviços necessários para enfrentar a situação de emergência e restabelecer os sistemas de abastecimento de água do Município.

Durante o período de calamidade fica proibido o uso de água fornecida pelo Município para o abastecimento e reposição de água em piscinas e a lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com uso de mangueiras.





Postar um novo comentário





Comentários (15)

  • Observador

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 17h58
  • É prefeita. Agora está vendo que criticar e bem mais fácil do que fazer. Sabotagem, com certeza existe, porque foi só passar a eleição e tudo virou um caos, mas você ganha e foi eleita para resolver os problemas. Pensou que ia só ficar fazendo videozinho para o instagram ? A realidade é mais complicada. O negócio não é tão colorido como a senhora pensava. O mundo real é preto e branco, acorda, ou vai cair !!!!!!
    2
    1



  • Ademir

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 17h15
  • Privatiza logo isso, porque se preocupar com isso , tem de se preocupar com as cidade , deixe isso pra iniciativa privada logo, saúde, educação , asfalto isso a prefeitura tem logo de fazer , deixe água e saneamento com quem sabe fazer , e faça logo !!!! Senão isso vai ser a sua derrocada , não consegue nem um nem outro !!!! VG espera por atitudes inovadoras , inteligentes , ação prática , se ficar remoendo Jajá te tiram por incompetência!!!!
    4
    1



  • Edson

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 15h55
  • Os decretos de calamidade é o instrumento utilizado para mascarar a incompetência administrativa para solucionar problemas no serviço público.
    10
    3



  • Ademilson

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 15h54
  • Honestamente, se há sabotagem ? creio que a prefeita esta muito mal assessorada pelo seus escolhidos, da noite para o dia surgem do nada 10 novos caminhões pipa na cidade? de onde vieram? qual o custo de cada carga de água vale esse caminhão? e para onde esta sendo entregue essa água, na minha casa eu sei que não é. ,,, estão desviando água, então se descobriu o desvio, é só fazer a correção do problema. LASTIMÁVEL ESSA GESTÃO.
    6
    3



  • Negão

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 15h15
  • Essa PREFEITA vive no mundo da Lua, quem mora na periferia onde não está tendo nem um pinho D'água há não ser da Chuva, tem piscina em casa para ser cheia. Kkkkkk Acorda PREFEITA bizonha, cai na realidade
    8
    2



  • JOSYY

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 15h02
  • CONTAR COM O GUARDA MUNICIPAL??? PELO MENOS PRA POPULAÇÃO VARZEAGRANDENSE NUNCA VALEU NADAAAAA PODE MORRER DE LIGAR NUNCA ATENDE..
    5
    1



  • PQP

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 14h11
  • A mulher milagreira, genio até agora só chochororo e reclamação...já passou da hora de pedir pra defecar e ir embora...sem noção...incompetência ...4 anos com uma inutil dessa no poder os vazeagrandesse vão sangrar com falta de tudo...
    5
    2



  • cidadao

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 13h57
  • triste mas tem chance de ser sabotagem. ir contra o sistema não é facil. Alguns tentaram mas...
    6
    2



  • JORGE LUIZ

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 13h39
  • MANDA TODO MUNDO DESSE DAE EMBORA COMEÇANDO PELO TAL DE LAURO QUE DESDE A DITADURA SÓ ATRAPALHA ESSE DAE. FAZER UM LIMPA NESSA GENTE QUE SÓ GOSTA DE TRAMÓIA E DE BEIJAR MÃO DOS CAMPOS TAL QUAL O PRESIDENTE DA cASA DOS HORRORES DE VÁRZEA GRANDE, ESSES SUJEITOS ESTÃO CAGANDO E ANDANDO PARA O POVO DE VÁRZEA GRANDE, SÓ QUEREM ENCHER O BOLSO DE DINHEIRO SUJO DA CORRUPÇÃO
    7
    1



  • Galo Bravo

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 13h39
  • Criou a dificuldade.....agora vai vender a facilidade ....PRIVATIZAR !!! se ferrou quem votou.....
    6
    2



  • Eric lauro

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 13h25
  • Conversa fiada,vou para Brasília pedir bença para Jaime campos, já entrou no esquema,o povo de várzea grande é burro mesmo.
    6
    1



  • João

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 13h14
  • Os funcionários nomeados na gestão anterior devem ser urgentemente exonerados do DAE, principalmente. Todos, todas são potencialmente agentes de sabotagem. A política partidária pode chegar à baixeza de se tornar uma guerra sem tiros e mortos, mas com muitos ataques de sabotagens, guerra psicológica, agitação, propaganda e contrapropaganda. exoneração dos nomeados; vigilância e proteção nos pontos estratégicos; identificação dos campistas encarnados trabalhando no DAE; requerimento e influência política indireta para que a Polícia Civil investigue, identifique e prenda autor ou autores de danos, destruição, inutilização dos equipamentos; determinação e cobrança de resultado sobre a GMCVG no tocante à ronda, permanência e serviço de inteligência para levantar agentes sabotadores; requerimento e influência política indireta junto à PM para execução de ronda e levantamentos de inteligência. Força tarefa contra os sabotadores, ao mesmo tempo trabalho técnico para regularizar o abastecimento.
    5
    2



  • Bruno

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 13h14
  • Na antiga gestão era incompetência, na atual é sabotagem? kkkkk Todo mediocre tem que culpar alguém pelo seu fracasso.
    8
    1



  • Socorro CV!

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 12h57
  • Vamos pagar o CV para dar um salve nesses que estão sabotando o DAE e depois incendiar os carros e casas dos políticos que estão mandando fazer isso! Prefiro pagar para uma facção e ter água do que continuar pagando para o DAE e continuar na seca!
    1
    5



  • crítico

    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025, 12h47
  • Realmente parte do problema é falta de ação de anos, porém na sua gestão também não tem resolvido o problema, e o que é pior, está pior, a cerca de 15 dias não chega água em minha casa, então como ver as ações que a Prefeitura sob essa nova gestão alega ter realizado ?? Até agora só conversa e promessa !!
    8
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet