Cidades Sábado, 15 de Fevereiro de 2014, 18h:27 | Atualizado:

Sábado, 15 de Fevereiro de 2014, 18h:27 | Atualizado:

REFORÇO A SAÚDE

Prefeito inaugura base do Samu

 

DA REDAÇÃO
RONDONÓPOLIS

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Assessoria

Percival

Percival inaugura unidade do SAMU em Rondonópolis

O prefeito Percival Muniz, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Marildes Ferreira, inaugurou na manhã desta sexta-feira (14) a Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, que vai funcionar anexo ao Centro de Reabilitação Nilmo Júnior, localizada na esquina da Avenida José Pinto com a rodovia BR-364/163.

 

Também foi entregue pelo prefeito, além de um veículo adaptado para transporte de pacientes do Nilmo Júnior, umaambulância moderna e de suporte avançado ao Samu, que é resultado do acordo judicial de compensação feito, com intermédio do Ministério Público Estadual, pelo município com a América Latina Logística – ALL, que construiu o terminal ferroviário em Rondonópolis. O acordo judicial prevê investimentos nas áreas do meio ambiente e cidadania.

 

A disponibilização desta ambulância moderna e de suporte avançado permite ao prefeito Percival Muniz dar um importante passo no cumprimento de uma proposta anunciada desde o início da gestão: descentralizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com intuito de agilizar o atendimento e assegurar que mais vidas sejam salvas.

 

Esta nova unidade do Samu, às margens da BR 364, anexo ao Nilmo Júnior, servirá para atender não só a demanda de acidentes nas rodovias que cortam Rondonópolis, mas também aos moradores da grande região Salmen.

 

Até o momento, a cidade contava apenas com um núcleo do serviço do Samu, que funciona junto ao quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar - BM, na região da Vila Operária. “A viatura sair da Vila Operária até esta região da grande Salmem é tempo que se perde com relação à vida das pessoas”, citou o prefeito.

 

Para que esteja completo o planejamento do que o gestor pensa ser ideal para melhor funcionamento do Samu em Rondonópolis, ainda faltam mais duas bases, que deverão ser instaladas em pontos específicos da cidade.

 

“Vamos buscar parceiros e viabilizar da maneira que for possível a aquisição de novas ambulâncias para inaugurarmos, talvez na futura Policlínica, que vamos fazer no Cidade de Deus, para atender toda região do Jardim Atlântico. A outra base seria na região do Pedra 90. Com isso, vamos conseguir estar mais perto com o socorro e dar uma resposta mais rápido ao cidadão que estiver em aflição. Um minuto é a diferença entre a vida e a morte”, destacou Percival.

 

Funcionamento

 

Com o reforço de mais uma ambulância, o que faz a frota de Rondonópolis chegar a sete carros, o coordenador geral do Samu, Israel Paniago, explicou como será montada a nova unidade, que deve começar a operar oficialmente no início da próxima semana.

 

“Temos ainda alguns ajustes em comunicação, mas tudo deve estar pronto até semana que vem. A nossa base continuará sendo anexa ao Corpo de Bombeiros, na Vila Operária. Esta ambulância de suporte avançado que recebemos ficará lá e para a unidade  do Nilmo Júnior virá outra de suporte básico, um motorista de prontidão 24 horas por dia e dois técnicos. A regulação continua sendo na sede principal e por rádio passaremos a demanda para a base descentralizada, quando a ocorrência for em sua região”.

 

Compensação

 

Sobre o acordo judicial de compensação firmado pela ALL com o município, o prefeito lembrou, que além da viatura ao SAMU, já foram repassados pela empresa uma caminhonete 4x4 , que foi cedida a Polícia Militar Ambiental, e pouco mais de R$ 10 milhões, que serão usados para a formação de grandes parques ambientais que já têm projetos prontos para serem executados.

 

Percival fez questão de elogiar a participação do Ministério Público Estadual na intermediação de uma renegociação que foi estabelecida em 2013 com a direção da ALL e que permitiu os novos benefícios ao Município.

 

Veículo adaptado

 

Na mesma solenidade, ao lado da secretária de saúde, Marildes Ferreira, o prefeito, também, apresentou o veículo adaptado, tipo Van, para transportar cadeirantes pacientes do Nilmo Júnior, conseguido junto ao Ministério da Saúde.

 

 “Este veículo adaptado irá contribuir para que possamos oferecer um melhor atendimento, pois irá agilizar o transporte dos pacientes cadeirantes até o Nilmo”, salientou a secretária, fazendo questão de ressaltar que a boa relação reconstruída entre o Município e o Ministério da Saúde.

 

Segundo a coordenadora do Nilmo Junior, Darla Piato, o veículo adaptado, tipo Van, “irá facilitar a vida dos pacientes e agilizar o atendimento da nossa equipe”. Ela revelou, ainda, que faltam apenas detalhes burocráticos para o veículo, vindo por meio do programa federal ‘Viver Sem Limites’, começar o transporte, que deve ser de até 10 pacientes por dia. A van tem capacidade para até três cadeirantes e cinco acompanhantes

 

O veículo ficará na Secretaria de Saúde e fará um itinerário diário pré-definido pela direção do Centro de Reabilitação recolhendo os pacientes que terão consultas marcadas com prioridade de regionalização.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet