A Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Esporte Educação (IEE) entregaram nesta sexta-feira (25) a primeira fase do Plano de Ação de Esporte para Todos: “Ativação”. O documento foi elaborado por meio do programa “Cidades da Copa” e compreende uma série de iniciativas que reforçam a prática de diferentes modalidades esportivas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.
A proposta também visa a deixar um legado social e esportivo nestas localidades e é resultado de um conjunto de ações.
“Este plano vem ao encontro do que a Prefeitura traçou para a cidade e tenho plena certeza de que vamos conseguir fomentar o aumento da prática do esporte. A consolidação será possível através do programa Ativação, que proporcionará saúde, lazer e qualidade de vida à população cuiabana”, disse o secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus.
Em Cuiabá, o processo de elaboração do plano durou cerca de três meses e ocorreu em três etapas, sendo a primeira um mapeamento sobre a atual situação do esporte na Capital. Nesse período, representantes do Instituto Esporte Educação, que tem como presidente a ex-jogadora de vôlei Ana Moser visitaram várias unidades escolares e espaços esportivos para conhecer as condições estruturais das redes pública e privada.
O programa faz parte do Movimento pelo Legado Social dos Megaeventos Esportivos - Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada - e conta com o apoio da Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e dos atletas pelo Brasil.
O professor e coordenador do Instituto Esporte e Educação, Rodrigo Paiva, ressalta que a principal dificuldade encontrada nas cidades está relacionada à sistematização de dados Inter secretariais e, segundo ele, Cuiabá conta com espaços suficientes e bem distribuídos para a prática esportiva. “Constatamos que há muitos locais em atividade, mas que necessitam de mais investimentos na restauração, aquisição de materiais e contratação de profissionais para atuação. Todas essas informações foram anexadas no plano, com sugestões que podem contribuir neste processo de adequação”, explicou o coordenador.
Após os jogos da Copa uma equipe do Instituto Esporte Educação voltará às cidades sede para dialogar se, e de que forma o plano contribuiu com o município.
PLANO DE AÇÃO
O plano foi desenvolvido através de um trabalho em conjunto com as secretarias municipais de Educação, Saúde, Conselhos Municipais e Regionais, Universidade Federal de Mato Grosso, Federações e instituições que participam do oferecimento de esportes, atividade física e lazer no município. Conforme o plano estratégico do município, a meta é aumentar em 100% o número de participantes de atividades esportivas até 2023.
Entre os principais objetivos estão manter, restaurar e ampliar os equipamentos e materiais municipais destinados à prática esportiva, promover a qualificação continuada dos professores de educação física e profissionais da área, aumentar e garantir os percentuais do orçamento municipal, desenvolver políticas de esportes, lazer e atividades físicas, além de multiplicar as oportunidades de práticas de esportes.