O prefeito Walace Guimarães destacou a importância dos incentivos que têm sido direcionados na sua gestão aos agricultores familiares do município várzea-grandense, 'para melhor rentabilidade dos investimentos feitos na área de laticínio e hortifrutigranjeiros'. Apoio que agrega instruções normativas para assegurar a obtenção de benefícios junto a instituições parceiras. Crédito junto ao Pronaf (BB) é um dos mais procurados pelos trabalhadores campestres, somando-se a programas governamentais em todos os níveis, citou.
Segundo o gestor, é preciso expandir continuamente a estrutura de trabalho dos produtores humildes nos quatro cantos do País. "Também em Várzea Grande eles representam muito para todos nós. Devemos estar sempre focados na realidade que representam para a garantia do suprimento alimentar das cidades. Pois grande parte dos alimentos que consumimos vem da agricultura familiar".
Walace disse que tem percorrido regularmente os setores distrital/rural do município, oportunidades em que constata o idealismo dos que querem produzir e não contam com uma contrapartida à altura dos projetos idealizados, e não concebidos por falta de investimentos.
"A Prefeitura de Várzea Grande procede levantamentos rotineiros para mapear quais são as dificuldades e anseios também dos militantes da agricultura familiar do município. Trabalho a cargo da Secretaria de Agricultura, com várias equipes técnicas a campo. São eles que vistoriam as condições das propriedades e a desenvoltura evolutiva das cadeias produtivas (leite/FLV). Dessa forma, marcamos presença contínua junto aos produtores para ultimar encaminhamentos com vistas à obtenção de crédito rural rápido e demais incentivos institucionais".
Na avaliação do prefeito, o produtor familiar se sente duplamente motivado a trabalhar e melhorar a qualidade dos produtos quando atendido de forma atenciosa. "Mesmo porque já sabe que seu esforço terá retorno seguro, em termos de renda. “Os nossos técnicos marcam presença assídua para instruí-los em todos os processos. Ao desencadear cadeias produtivas dos agricultores familiares, assegura-se o suprimento alimentar de faixa considerável da população urbana".