Cidades Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 17h:05 | Atualizado:

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2023, 17h:05 | Atualizado:

Notícia

Presidente da OAB-MT destaca importância da advocacia e garantia do livre exercício

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

IMG58956.jpg

 

“Este é um dos mais importantes eventos jurídicos do Estado de Mato Grosso, exatamente porque coloca na mesma mesa de debate os principais atores do sistema de justiça, Poder Judiciário, Ministério Público e a advocacia, buscando sempre maior efetividade do sistema de justiça e a melhor entrega da prestação jurisdicional”, com essas palavras, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, iniciou a sua fala na abertura do V Encontro do Sistema de Justiça Criminal de Mato Grosso - Efetividade da Jurisdição Penal, na manhã desta quinta-feira (21), em Chapada dos Guimarães.

Durante seu discurso, a presidente da OAB-MT destacou o papel da advocacia para a realização da justiça. “A atuação da advocacia viabiliza o julgamento mais justo. É através da advocacia que se faz prevalecer as garantias constitucionais como o devido processo legal, como a ampla defesa e como o contraditório. Violar ou tentar limitar o exercício da advocacia significa, não apenas violar a Constituição Federal, mas significa, principalmente, violar o sagrado direito de defesa ao cidadão, que tem no seu advogado, na sua advogada, a confiança de uma defesa livre, justa e independente”, enfatizou.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, também ressaltou a importância da advocacia. “Registro meu testemunho pessoal do quanto a advocacia vem crescendo no estado de Mato Grosso, tendo a doutora Gisela Cardoso a frente da Seccional”. Sobre o V Encontro do Sistema de Justiça Criminal, Kneip reforçou que com eventos como esse é possível discutir, debater e procurar soluções juntos. 

Os índices crescentes da criminalidade foram citados pelo governador Mauro Mendes, na abertura do evento. "Precisamos repensar o que estamos fazendo, para que, daqui 30 anos, não digam que os índices de violência só cresceram nas últimas três décadas. Que todos saiam deste encontro melhores e com novas ideias para melhorar o sistema de justiça criminal de Mato Grosso".

“Juntos, através do debate, através dos estudos e da cooperação entre os entes do sistema de justiça, vamos alcançar, sempre, uma maior efetividade na nossa entrega da prestação jurisdicional”, finalizou Gisela Cardoso.

Além da presidente da OAB-MT, participaram da abertura do Encontro, o vice-presidente José Carlos Guimarães Júnior; o presidente e o coordenador da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), respectivamente Giovane Santin e Douglas Ibarra; o conselheiro federal e procurador-geral da OAB, Ulisses Rabaneda; o conselheiro federal e procurador nacional adjunto de Defesa de Prerrogativas da OAB, Stalyn Paniago; o presidente da 5ª Subseção da OAB em Várzea Grande, Rodrigo Araújo; e o vice-presidente da Comissão de Estagiários, Lenyn Paniago; entre outros advogados e membros de Comissões e órgãos da OAB-MT. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet