Cidades Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014, 15h:51 | Atualizado:

Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014, 15h:51 | Atualizado:

Notícia

Primeira-dama faz abertura do Projeto Aconchego em VG

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Nesta quarta-feira (10.04), a primeira-dama de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães fez a abertura do Projeto Aconchego - edição 2014 -  no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Cristo Rei. Na oportunidade, Jaqueline acompanhou in loco as assistidas nos cursos de corte e costura industrial (Projeto Japuíra) e massoterapia. As ações desempenhadas na unidade tem o objetivo de prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida.

De acordo com Jaqueline Guimarães o projeto acompanha gestantes nas redes de saúde e assistência social. O pré-natal é acompanhado de perto por uma equipe técnica que capacita as grávidas, por meio de palestras e cursos para confecção do enxoval do bebê. Em 2013, o projeto iniciou em dois CRAS (Cristo Rei e Santa Maria). Mas, em 2014 a meta é ampliar para as outras unidades.

“O projeto é um controle,  uma visão geral das gestantes do município com intuito de inibir abortos, partos prematuros, evitando assim sérios problemas à mãe e o bebê. Com isso, realizamos acompanhamentos e visitas sociais, otimizando a humanização às gestantes assistidas pelos Programas Sociais”, frisa a primeira-dama.

Jaqueline explicou às gestantes que o projeto é realizado desde o ano passado e contabilizou 353 partos humanizados, no Pronto Socorro Hospital e Maternidade de Várzea Grande (PSHM/VG). Sendo 53 acompanhados pelo projeto social, que oferece assistência social e de saúde às grávidas carentes do município.

“Toda gestante que passa pelo PSHM recebe um kit para o bebê, que é  confeccionado pelas assistidas do projeto. A Maternidade está completa; com leitos, UTI, obstetra, enfermeiros e assistentes sociais para melhor acomodar e atender as gestantes. A Maternidade foi reformada em 2013, e pretendemos amplia-lá  para dar mais fluxo às pacientes”, destacou a primeira-dama.

O Projeto Aconchego conta com uma equipe treinada que assegura às participantes encaminhamentos para o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, laqueaduras gratuitas, dentre outros.

Jaqueline parabenizou o CRAS/ Cristo Rei, a equipe técnica e os trabalhos sociais desenvolvidos na Região Leste de Várzea Grande.

“O projeto é muito importante e pretendemos expandir para todos os CRAS. Outra meta da pasta é revitalizar e reformar as unidades para melhor atender e acomodar à população. A gestão está comprometida em buscar alternativas para atingir as metas estabelecidas”, pontuou o secretário de Assistência Social, Silvio Fidelis.

PROJETO JAPUÍRA – É uma realização da primeira-dama em parceria com Projeto Rede Cidadã da Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT), Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA/MT) e Associação de Proteção à Vida e ao Meio Ambiente de Mato Grosso (APVA). O curso profissionalizante industrial tem a finalidade de capacitar mulheres para inserção no mercado de trabalho, além de incremento na renda familiar. A capacitação terá a duração de três meses com aulas teóricas e práticas, com a disponibilidade de material didático. 16 máquinas dão suporte às futuras profissionais da indústria. Atualmente têm 25 inscritos na lista de espera para a próxima turma.

CURSO DE MASSOTERAPIA – O curso tem duração de 3 meses, ocorre das 14h às 17h, nas quartas e sextas-feiras. Nesta 1ª turma de 2014 tem a participação de 25 mulheres que são qualificadas pela massoterapeuta, Rosangêla Nascimento. “Aplicamos manobras de massoterapia ocidental visando bem-estar físico, relaxamento de tensões e alívio da dor. No curso também é realizado procedimentos de massoterapia estética e desportiva.  Seleciona técnicas massoterápicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Além de,  drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica e/ou fisioterapêutica”, enfatizou Rosangêla.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – Tem a finalidade de prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências.  Desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, fortalece vínculos familiares e incentiva a socialização e a convivência comunitária. 26 crianças do Grande Cristo Rei participam do Programa de terça a sexta-feira. Mas, como tem um número elevado de procura, a meta do Centro é expandir vagas para outro turno.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet