Cidades Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 13h:00 | Atualizado:

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 13h:00 | Atualizado:

Notícia

Pró-família passa por capacitação com equipe do governo do Paraná

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A equipe do programa Pró-família da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) se reuniu nesta segunda-feira (22.01) para uma capacitação com o tema "acompanhamento familiar". A atividade foi desenvolvida pela equipe do programa Família Paranaense do Governo do Estado do Paraná, parceiros que ajudaram a desenvolver o Pró-família.

O foco da capacitação é apresentar e implementar a metodologia de acompanhamento familiar, idealizado pela equipe do programa Família Paranaense. Essas etapas visam dar mais condições de trabalhar com as famílias em situação de vulnerabilidade social. Com isso, será realizado um monitoramento do resultado da ascensão familiar durante o desenvolvimento do programa.

A superintendente de famílias e serviços socioassistenciais, Miranir J. de Oliveira, explica que o processo será acompanhado pelos assistentes sociais e agentes comunitários de saúde dos munícipios. “Serão várias etapas de instrumentalização da equipe Pró-família para implantar o projeto e expandir por todo o Estado, ao final, os assistentes sociais irão registrar com as famílias gradativamente as evoluções socioeconômicas e acompanhar as dificuldades e fazer os ajustes necessários”.

A parceria entre os Governos do Estado do Paraná e de Mato Grosso existe desde 2017, levando melhorias nos programas dos dois Estados, como destaca a Coordenadora Estadual do Programa Família Paranaense, Leticia Reis. “Estamos em diálogo compartilhando conhecimentos, como agora no modelo de acompanhamento familiar, e também, queremos levar para nosso Estado conhecimentos adquiridos aqui, como a transferência de renda de 100 reais para as famílias e também a ajuda para os profissionais, é uma via de mão dupla em que todos ganham, principalmente as famílias”, ressalta Leticia.

A Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, também participou do encontro e em sua fala fez um balanço do programa Pró-família. “Já incluímos 15 mil famílias e até o final de março serão 20 mil famílias contempladas, estamos vencendo todos os desafios e agora com o método de acompanhamento vamos ver de que forma isso está impactando na vida das famílias, não é apenas alcançar a porta de saída e sim ter mobilidade para sair da zona de conforto”, afirma a secretária, que ainda agradeceu ao Governo do Estado de Mato Grosso pela oportunidade de parceria com o programa Família Paranaense.

Pró-família

O programa Pró-família já atingiu a marca de 100 municípios do Estado de Mato Grosso e contemplará todas as cidades do Estado em 2018. O objetivo da estratégia do Governo do Estado é promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, levando em conta a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside.

O programa prevê ações de transferência de renda com condicionalidades, articulada com outras secretarias estaduais e instituições não governamentais, para que de forma integrada viabilizem o desenvolvimento social de famílias, com vistas à superação das vulnerabilidades e redução das desigualdades.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet