Cidades Segunda-Feira, 24 de Março de 2014, 16h:35 | Atualizado:

Segunda-Feira, 24 de Março de 2014, 16h:35 | Atualizado:

Notícia

Procon Estadual alerta consumidores da terceira idade sobre superendividamento

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Cerca de 140 pessoas participaram de palestras educativas sobre combate ao superendividamento, promovidas pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). As palestras, voltadas a terceira idade, iniciaram na quarta-feira (19), com evento na sede do Coral da Melhor Idade 'Mestre Albertino', na Loja Maçônica Acácia Cuiabana. Na quinta-feira (20), o Centro de Convivência Padre Firmo Pinto Duarte, no Bairro do Porto, recebeu a equipe do Procon-MT.

Conforme o secretário adjunto de Justiça da Sejudh, Nestor Fidélis, o significativo aumento de idosos que contraíram empréstimos a altas taxas de juros preocupa o Governo do Estado. “Por essa razão, o Procon-MT está desenvolvendo uma série de eventos com o objetivo de promover a reflexão, a aprendizagem e a educação financeira”.

Durante os encontros, as conciliadoras de Defesa do Consumidor, Renata Resende e Márcia Botelho, falaram sobre orçamento doméstico, repassando orientações sobre consumo, a importância da pesquisa de preços e cuidados com parcelamento de compras. Também foram tratados assuntos voltados especificamente para a terceira idade, como os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso a respeito de saúde, transporte, assistência social, meia entrada e Direito do Consumidor, entre outros.

Labile Battar, de 72 anos, considera que a palestra foi positiva. “A atitude do Procon é maravilhosa, pois sabemos pouco sobre nossos direitos e deveres. O conhecimento é fundamental para podermos cobrar”, lembra a aposentada. Para Maria do Socorro, de 76 anos, a palestra foi informativa. “Tirei minhas dúvidas sobre empréstimos. Os idosos precisam estar atentos, pois tem muita gente querendo nos enganar”, alerta a pensionista.

A conciliadora Renata Resende salienta que as palestras educativas servem para alertar os idosos e prevenir que eles, enquanto consumidores, sejam lesados. “O foco do encontro foi o superendividamento. Falamos também sobre empréstimos consignados, um dos problemas que mais afetam os idosos na atualidade. O Procon está à disposição para atender e ajudar a todos que se sentirem lesados enquanto consumidores”, destaca a conciliadora do Procon Estadual.

Após a palestra, os idosos aproveitaram para tirar dúvidas com as conciliadoras e receberam cartilhas com informações sobre Direito do Consumidor Idoso.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. Para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet