Cidades Segunda-Feira, 07 de Junho de 2021, 11h:35 | Atualizado:

Segunda-Feira, 07 de Junho de 2021, 11h:35 | Atualizado:

Notícia

Professores fazem curso de formação para produção de livros digitais

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Professores pedagogos participaram de um curso de formação com foco na produção de livros digitais. O evento foi realizado pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Alta Floresta (803 km ao norte da Capital). Cerca de 180 participantes conheceram os aplicativos storyjumper e livro digital.

Eles tiveram a oportunidade de montar seus próprios livros, colocando imagens e textos e transformaram os livros em PDF para compartilhar com os alunos. As oficinas foram elaboradas pelas professoras formadoras Iraci Sartori, Giselle Pupim Jorge Back e Nilceia Frausino.

Com tantas obras criadas durante a formação, os professores pensam em criar uma biblioteca virtual. Os livros ficarão à disposição dos seus alunos.

Segundo Giselle, a ideia foi possibilitar aos professores duas alternativas com o mesmo objetivo. Poderiam escolher o que mais chamasse a atenção para elaborar o livro.

“Passo a passo, os professores foram executando alguns comandos e questionando, sempre participando ativamente. O resultado foi o melhor possível, pois os professores descobriram que poderiam criar uma obra literária sem precisar ser impressa”, comemora a formadora.

Para expor os livros digitais, os professores criaram um padlet - uma ferramenta digital para construção de murais virtuais colaborativos.

Nova tecnologia

Para uma das participantes, a professora Erica Rinaldo, o curso abriu as portas para dominar a tecnologia, para uma nova fase em seu trabalho.

“Estou verdadeiramente apaixonada por esta ferramenta, muito prática, fácil de utilizar e dá para fazer coisas muito legais e atrativas para as crianças. Estou me atrevendo até em fazer áudio dos livros para os meus alunos. Dessa forma o benefício é para todos de um modo geral, mas principalmente meus alunos com necessidades educacionais especiais”, salienta.

Conforme a formadora Iraci, muitas produções contaram com a participação dos alunos durante as aulas. Outro destaque foi para alguns professores da sala de recurso multifuncional que criaram livros com a parceria das famílias dos alunos enviando fotos e informações.

“Muitos professores da EJA elaboraram livros em homenagem aos seus alunos. E outros contando histórias da infância ou mesmo sua biografia. O resultado é o melhor possível”, assinala.

Os coordenadores e os representantes das Secretaria Municipais também participaram dos encontros e criaram livros em parceria com os professores ou mesmo com algumas histórias ou eventos das escolas. Todos os livros elaborados pelos professores estão sendo lidos e comentados pela formadora Giselle.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet