A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), em parceria com a Secretaria-Extraordinária para Grandes Eventos (Sesge) e a Agência ATA (Department's Antiterrorism Assistance Program), do Departamento do Estado Norte Americano, realiza, de 28 de abril a 09 de maio, o curso de Gerenciamento de Controle de Fronteira, que tem como objetivo introduzir ferramentas e técnicas internacionais de atividades de fronteira para os profissionais de segurança pública das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e dos estados fronteiriços no Brasil.
A primeira atividade da capacitação será segunda-feira (28.04), às 8 horas, com uma aula inaugural no auditório “Ponce de Arruda”, no Palácio do Paiaguás, em Cuiabá. Irão participar do curso 30 profissionais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul e Salvador. Durante 10 dias os alunos terão palestras, debates e atividades de resolução de problemas.
O curso será ministrado por professores internacionais, enviados pela Agência ATA. Serão apresentadas tecnologias de última geração em vigilância, sensores e inspeção utilizados em operações nas fronteiras terrestres no mundo. Comunicações, informações públicas, assuntos internos e gerenciamento de integridade na fronteira também serão discutidos no treinamento.