As margens do Rio Coxipó, que carregam parte da história da construção de Cuiabá, receberam, na manhã desta sexta-feira (27 de junho), 50 mudas de espécies nativas, plantadas nas proximidades do bairro Chácara dos Pinheiros. A iniciativa é do Programa Verde Novo, que, há oito anos, recupera áreas degradadas e realiza o reflorestamento de regiões urbanas em Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças.
“O Programa Verde Novo realizou mais uma ação de plantio, desta vez às margens do Rio Coxipó, em uma área urbana que abriga importantes mananciais. Trouxemos espécies nativas adequadas para este tipo de solo, com o objetivo de promover a revegetação e o reflorestamento do local de forma efetiva”, explicou a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba.
O Rio Coxipó é um símbolo histórico para a capital, local onde teve início o povoamento da cidade com a descoberta de ouro de aluvião. Com nascente no Vale da Bênção, no município de Chapada dos Guimarães, o rio percorre 78,58 quilômetros até desaguar no Rio Cuiabá. Nesta manhã, o trecho escolhido para o plantio das mudas foi o que atravessa o bairro Chácara dos Pinheiros.
“Todas as espécies plantadas são nativas e foram cuidadosamente selecionadas para garantir o equilíbrio ambiental da região”, pontuou a engenheira florestal.
Constituído com o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável, o Iteec Brasil participou do plantio das espécies no local. “Hoje, em mais uma etapa desse trabalho, estamos aqui, em parceria com o Programa Verde Novo, para o plantio de 50 novas mudas. E reforçamos: não se trata apenas de plantar. Sempre defendemos a importância de sair dos gabinetes, deixar o discurso de lado e partir para a prática. Não adianta plantar e tirar uma selfie; é necessário cuidar, manter e acompanhar o desenvolvimento das árvores”, destacou Valter Vieira Cabral, presidente do Iteec Brasil.
O curso do Rio Coxipó também é essencial para o abastecimento de água da capital. Aproximadamente 40% da água potável que chega às residências de Cuiabá tem origem nesse rio.
“Precisamos recuperar sua mata ciliar, porque o rio é vital para Cuiabá, além de abrigar uma rica biodiversidade. Queremos recuperar o Coxipó para que ele não se transforme em um novo Tietê”, alertou o ecologista Abel Nascimento.
Programa Verde Novo
Idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo em 2017, o Programa Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso voltada à recuperação das florestas urbanas. Desde sua criação, o programa já distribuiu e plantou mais de 219 mil mudas e realizou mais de 781 ações de educação ambiental e reflorestamento.
O objetivo é conscientizar a população e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, promovendo a redução da sensação térmica e o aumento da umidade do ar.
Como participar
Qualquer cidadão pode solicitar mudas gratuitamente pelo ZapMudas, disponível no número (65) 3648-6879. Nesse canal, é possível solicitar gratuitamente mudas para o plantio em quintais, calçadas, jardins, praças, bairros e áreas públicas de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças. As demais 76 comarcas do estado também podem aderir ao programa.
O Verde Novo conta com o apoio de instituições parceiras, como Energisa, TV Centro América, Fiagril, Instituto Ação Verde e Unicred. Durante as ações, a equipe técnica oferece orientações sobre o plantio correto, indica espécies apropriadas para cada ambiente e fornece informações sobre o cuidado contínuo com as mudas.
observadoor
Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 07h29