Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem hospitais públicos e privados de Mato Grosso deverão ter direito à sala de descanso, de acordo com o Projeto de Lei (PL) nº 678/2021, de autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL). A proposta foi apresentada na última quarta-feira (04), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e busca instituir no estado a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.048, de 5 de novembro de 2002, que obriga os estabelecimentos que realizam atendimentos de urgência e emergência a disponibilizem espaço para os profissionais de enfermagem descansarem.
De acordo com o PL 678/2021, os profissionais de enfermagem e de atividades auxiliares, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, surpreendentemente continuam absolutamente desvalorizadas por todo o Brasil. “O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde às necessidades dignas da categoria. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir”, traz a justificava da proposta.
“Vale lembrar ainda que, enquanto o mundo enfrenta o maior desafio sanitário deste século, o valor dos profissionais da saúde ficou ainda mais explícito e inquestionável. Pessoas de diversos países passaram a sair nas janelas e a aplaudir os verdadeiros heróis, aqueles que se colocam em risco diariamente para salvar vítimas da Covid-19” frisou Nascimento.