Taxistas que pretendem obter veículos novos poderão recorrer à linha de crédito, em até 48 horas, em qualquera agência em que tenham conta bancária. A informação consta em um projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, de autoria do deputado Pedro Satélite (PSD). A iniciativa parlamentar foi elaborada com base no art. 3º da Lei Complementar nº 140, de 16 de dezembro de 2003, passa a vigorar, a partir da sansão governamental, acrescido do inciso XVIII e o §4º, com a seguinte redação: operacionalização de linhas de crédito para financiamento de veículos novos a serem utilizados como táxis.
Pelo projeto, nas operações de crédito que venham a ser contratadas nos moldes do inciso XVIII, o financiamento realizar-se-á em até 48 (quarenta e oito) parcelas mensais, incidindo sobre o financiamento apenas atualização monetária, que será calculada de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e taxas de serviço, sem incidência de qualquer remuneração.
“Com a chegada de eventos com renome mundial, em nosso Estado, precisamos estar prontos para receber todas as pessoas que vierem prestigiá-lo”, explicou Satélite.
Dados da matéria mostram que, atualmente, a frota de táxis no estado é de 800 veículos, sendo 604 em Cuiabá e 178 em Várzea Grande. Os veículos utilizados têm maior desgaste do que normalmente teriam e precisam de troca em menor prazo.
“Com uma nova linha de financiamento reduziremos o valor das parcelas, estimulando a categoria a renovar a frota automobilística”, afirmou o deputado.
O estímulo ao financiamento a pequenos empreendimentos e o apoio da atividade produtiva dos taxistas é de extrema importância para o profissional ter um veículo de qualidade e em bom estado de uso, e com isto, fazer a diferença no mercado turístico do estado.
O parlamentar argumenta que a categoria (taxista) é fundamental na cadeia produtiva do turismo. A maioria dos turistas ou cidadãos mato-grossenses, quando desembarcam recorrem a este tipo de auxílio.O motorista se torna o primeiro contato do turista com a hospitalidade dos residentes e se tiver qualidade no serviço oferecido com certeza será uma boa referência para novos visitantes.