15 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2014, 03h:28 | Atualizado:

Projeto denomina rotatória de Rotary Internacional

Criado há 109 anos, o Rotary Internacional será homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Está em tramitação um projeto de lei que, se aprovado, irá denominar uma das principais rotatórias do Centro Político Administrativo de Rotary Internacional. Com 700 metros, ela interliga as avenidas André Antônio Maggi, Historiador Rubens de Mendonça e Hélio Ribeiro, próxima a lagoa do CPA, onde será criado o Parque das Águas.

A iniciativa é do deputado Guilherme Maluf (PSDB) e recebeu o parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Casa de Leis. Maluf justifica a proposta ressaltando o trabalho social realizado pela entidade, que tem como lema "dar de si antes de pensar em si".

Objetivo do Rotary é estimular e fomentar a ajuda ao próximo, promover e apoiar o companheirismo; reconhecer toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Criado nos Estados Unidos, o Rotary Internacional já ultrapassa 1,2 milhão rotarianos, divididos em 32 mil Rotary Clubes, localizados em mais de 200 países. O primeiro clube de prestação de serviços foi fundado 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três amigos em Chicago.

Desde a Primeira Guerra Mundial, o Rotary vem revolucionando a forma de ajudar o próximo com ações humanitárias através da Fundação Rotária. O movimento se notabiliza também pelo número de rotarianos. Para se ter uma ideia, a delegação do Rotary International, composta de 49 membros, foi a maior entre todas as Organizações não-governamentais na Conferência da Fundação das Nações Unidas, realizada em 1945, em São Francisco.

Outra conferência patrocinada pelo Rotary em Londres, em 1943, serviu como inspiração para a criação da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), estabelecida pela ONU em 1946.

Em 1947 a Fundação Rotária criou seu primeiro programa de bolsas de estudos, enviando 18 estudantes a sete países diferentes. Atualmente, mais de 1,3 mil estudantes viajam para o exterior como bolsistas do Rotary a cada ano. “Prestar serviços aos jovens continua a ser uma importante ênfase do Rotary”, destaca Maluf, ao acrescentar o trabalho feito ao combate à paralisia infantil através do programa Polioplus.

Já no Brasil a semente começou a ser plantada em 1923 pelo Rotary Club do Rio de Janeiro. São 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 60 mil rotarianos. No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios.

Em Mato Grosso, que compreende o Distrito 4440, o Rotary conta com 70 clubes e mais de 1.300. O Rotary está em 215 países; é a única entidade civil que possui assento nas Organizações das Nações Unidas - ONU; e única entidade capaz de fazer uma campanha global, envolvendo todos os países e que reúne a maior rede de intercâmbio de jovens de todo o planeta.

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS