O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebeu 55 acadêmicos de Direito da Unic, campus Cuiabá nessa terça-feira (11 de março) para mais uma edição do Projeto Nosso Judiciário. A iniciativa, que aproxima estudantes do Poder Judiciário, permitiu que os alunos conhecessem a estrutura do TJMT, assistissem a uma sessão de julgamento e visitassem o Espaço Memória, onde foram recebidos pelo desembargador Hélio Nishiyama.
O acadêmico Leonardo Matias, do 9º semestre, destacou a importância da experiência. “É muito bom ver as decisões sendo tomadas ao vivo. Na faculdade, estudamos os casos, mas aqui vemos o direito sendo aplicado na prática. A parte que mais chamou atenção foi o debate entre os desembargadores, trazendo uma situação real do Direito”.
Também do 9º semestre, a estudante Bianca Borsatto Galera comentou que essa foi uma experiência proporcionou mais condições de adquirir as competências e habilidades que precisam, enquanto acadêmicos de Direito.
“É muito necessário vermos como a prática é realizada em varias situações. Visitar o ambiente histórico do TJ foi muito importante, que mostra toda as pessoas que contribuíram para essa excelência que o Tribunal de Justiça é em Mato Grosso. Também foi muito importante assistir aos julgamentos, onde pudemos ver uma pauta bastante extensa, o uso de tecnologia, da objetividade, como foram tratados os temas presentes na pauta. Seria muito importante que essa visita fosse realizada em diferentes momentos do curso porque seria uma adição, acompanhando o crescimento do discente durante a formação”, acrescentou.
A professora Ana Flávia Uxoa, coordenadora de Práticas Jurídicas da Unic, ressaltou o impacto da visita na formação dos alunos. “Eles ficaram muito empolgados, porque puderam presenciar uma sessão de julgamento e visualizar na prática o que estudam na teoria. O projeto é maravilhoso e estreita os laços entre o Judiciário e a sociedade”.
A professora também destacou a importância de os alunos entenderem a sustentação oral, uma etapa importante para os acadêmicos. “Na maioria das vezes, os alunos iniciam a carreira jurídica sendo advogados. Quando eles interpõem um recurso, eles têm a oportunidade de fazer a sustentação oral no Tribunal de Justiça. Mas muitos não têm noção de como é feita essa sustentação. Então com essa visita que é realizada no Tribunal de Justiça, eles conseguem visualizar isso, o que é algo que nos bancos da faculdade eles não vão enxergar. Se eles não vierem até o Tribunal de Justiça para fazer essa visitação, eles não vão ter essa sustentação. Então, o Tribunal de Justiça, oportunizando esse projeto, está fazendo com que os nossos alunos tenham essa oportunidade de saber, inclusive, implementar na prática o que eles vão fazer futuramente como advogados”.
O desembargador Helio Nishiyama, que recepcionou os estudantes, enfatizou a relevância do projeto. “O tribunal é o futuro local de trabalho desses estudantes, seja como advogados, magistrados ou promotores. Recebê-los aqui é uma forma de agregar conhecimento e criar conexões entre os futuros profissionais e o Poder Judiciário”.
O Projeto Nosso Judiciário é uma iniciativa do TJMT que busca aproximar o Judiciário de duas frentes: acadêmicos de Direito e estudantes do ensino médio. Desde sua criação, o projeto já recebeu mais de nove mil acadêmicos de 17 municípios, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a formação jurídica e a conscientização cidadã.